A cor na obra de Donald Judd: interação entre matéria e luz

Autores

  • Paloma Carvalho Fundação Chinati

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202009000100009

Palavras-chave:

cor, matéria, luz, estrutura

Resumo

Visamos explicitar como a luz, que incide e se propaga sobre as superfícies internas e externas das peças de Donald Judd, foi concebida pelo artista como parte constitutiva de sua estrutura física. A cor torna-se sinônimo da superfície material nas peças de Judd: ela é substantiva, inerente, não aplicada, e sem intenções metafóricas. Acompanhamos a tendência crítica recente de encontrar um conceito inovador de cor na obra de Donald Judd, que até pouco tempo atrás era tomada como a representante máxima de um minimalismo ortodoxo, distante de todo e qualquer apelo sensível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

A cor na obra de Donald Judd: interação entre matéria e luz . (2009). ARS (São Paulo), 7(13), 126-149. https://doi.org/10.1590/S1678-53202009000100009