GIOTTO

Autores

  • Carlo Carrà
  • Célia Euvaldo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202009000100013

Palavras-chave:

arte italiana, séc. XIV, Giotto, capela dos Scrovegni

Resumo

Ao comentar a obra de Giotto, Carrà exalta qualidades como "frescor", "espontaneidade" e uma "rude graça plástica". Ele acentua as diferenças entre sua posição e as de outros críticos ou comentadores, como os adeptos de "certos pseudoprimitivismos" ou da "teoria derivada do platonismo do século XVI"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. Afirma que, para apreender a "humanidade" da obra de Giotto, "em lugar de qualquer teoria estética", seria necessária "sensibilidade pictórica". Por fim, Carrà examina a decoração da capela dos Scrovegni (Pádua, 1305), "onde o gênio de Giotto atinge seu máximo esplendor".

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias