Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática. Um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne

Autores

  • Bernard Darras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64427

Palavras-chave:

artes visuais, artes plásticas, doutorado, escritos de artistas, metaprática, métodos, pesquisa, ciências

Resumo

Em várias instituições acadêmicas coloca-se a questão de abrir a pesquisa em mestrado e doutorado a outras abordagens, além dos dispositivos científicos clássicos do PhD ou do doutorado de especialidade. O que está em pauta, portanto, são os doutorados profissionais e aqueles baseados na prática. Um dos primeiros exemplos nesse campo foi desenvolvido no Reino Unido, com os doutorados baseados na prática em artes criativas e cênicas e em design [Practice-based Doctorates in the Creative and Performing Arts and Design]. Após essa experiência, pelo mundo todo pergunta-se sobre a natureza desses doutorados, que poderiam eventualmente não mais necessitar da elaboração de uma tese redigida para acompanhar o artefato inventado ou criado. Neste artigo, tratarei essas questões com base em uma abordagem crítica do sistema doutoral posto em prática na Sorbonne desde os anos 1970. A partir da história dos candidatos e da história das instituições, questionarei os dispositivos científicos e artísticos implantados e as limitações e problemas gerados. A primeira parte deste artigo é dedicada aos processos de condicionamento axiológico dos estudantes. A segunda parte, ao processo de artificação de suas práticas; e a terceira, ao debate sobre os problemas epistemológicos da pesquisa em arte, confrontada com a pesquisa científica e com os problemas encontrados pelos doutorandos. Ao final, são abordados os instrumentos e métodos trazidos pelas ciências humanas e sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernard Darras

    Bernard Darras é Professor de semiótica e metodologia de pesquisa na Universidade de Paris 1, Pantheon-Sorbonne, Paris, França, onde também é Director do Ph.D. da Escola de Artes, Estética e Ciências das Artes ; é diretor Executivo do ACTE Institut, (Arts-Creation-Theory-Esthetic, UMR 8218). É Doutor em Estética e Ciências da Arte pela Universidade de Sorbonne. Suas pesquisas recentes abordam a semiótica pragmática e cognitiva e a semiótica sistêmica aplicada à cultura visual e material. É autor e editor de numerosos estudos publicados na Europa, Ásia, América do Norte e do Sul, sobre artes, artes visuais e comunicação gráfica, design de web e de produtos, mídias e multimídias, estudos culturais e aspectos cognitivos do desenvolvimento artístico.

Downloads

Publicado

2012-11-14

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática. Um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne. (2012). ARS (São Paulo), 10(20), 104-123. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64427