A mundanidade da arte

Autores

  • Luiz Sérgio Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64429

Palavras-chave:

arte contemporânea, mundanização, reinvenção, sistema de arte

Resumo

Uma parcela significativa da arte contemporânea tem articulado sua produção em colaboração com as comunidades, delas permanecendo radicalmente dependente, literalmente enraizada nos contextos sociais, políticos e culturais nos quais se insere, repelindo a noção de autonomia em favor de um processo de mundanização da arte. Dessa maneira, a arte estaria na busca de uma ressonância social mais robusta através da rejeição de um processo de privatização da arte e do resgate de sua dimensão pública, negligenciada pelo modernismo. Como consequência, esse espectro mais ambicioso da arte contemporânea parece apontar para a necessidade de redefinição dos mecanismos de articulação e funcionamento de todo o sistema de arte – produção, circulação, consumo, instituições e crítica da arte –, exigindo uma verificação profunda de nossas certezas no terreno institucional e sugerindo a necessidade de reinvenção do próprio sistema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Sérgio Oliveira

    Luiz Sérgio de Oliveira é artista e Professor Associado do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, Niterói. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2006), Mestre pela Arte da Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos (1991) e graduado em Artes Visuais pela EBA/UFRJ (1978). Foi Pesquisador Associado da Universidade de San Diego (USD), Califórnia, Estados Unidos (2005) e é Professor Associado do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos
    Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e Primeiro Secretário da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), gestão 2011-2012. É Coordenador do Fórum dos Coordenadores do Programas de Pós-Graduação em Artes / Artes Visuais (2011-2012) e do o Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF. Seus interesses de pesquisa no campo da reflexão e das práticas da arte giram em torno das articulações entre arte & política, arte & democracia e arte & comunidade, com ênfase na produção de arte na esfera pública.

Downloads

Publicado

2012-11-14

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias