Portal da USP Portal da USP Portal da USP

De Rousseau ao Modernismo: ideias e práticas históricas do ensino do desenho

Rosa Iavelberg, Fernando Chui de Menezes

Resumo


No presente artigo refletimos sobre a história particular do ensino do desenho – tratamos a passagem da visão tradicional à moderna e o olhar contemporâneo acerca do tema. Baseados no trabalho de pensadores como Ana Mae Barbosa, Arthur Efland, Juan Bordes e Elliot Eisner, buscamos situar e compreender as concepções que configuraram o ensino de desenho na história. Destacamos no estudo as implicações das ideias construídas historicamente no sentido de compreender e discutir os caminhos da educação em arte na contemporaneidade.


Palavras-chave


desenho; história do ensino; escola tradicional; escola moderna; escola contemporânea

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64458

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2013 Rosa Iavelberg, Fernando Chui de Menezes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.