Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição

Autores

  • Gabriel Menotti Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80656

Palavras-chave:

Processos de criação, Obras de arte, Curadoria, Desenho de exposição, Ator-rede.

Resumo

Esse artigo examina processos tradicionalmente envolvidos nas práticas curatoriais e a maneira pela qual estas se definiriam historicamente em contraposição ao gesto artístico. Serão delineadas as origens institucionais da curadoria, a renegociação do papel do curador durante o modernismo e algumas perspectivas contemporâneas sobre a curadoria independente. Nesse percurso, analisaremos como projetos de exposição realizados tanto por curadores quanto por artistas contribuem ativamente na produção de trabalhos artísticos e na consolidação de determinadas técnicas e linguagens. Por fim, procuraremos sustentar que as práticas curatoriais constituem uma forma de design, podendo ser mais bem compreendidas em termos de arranjos expositivos (exhibition designs).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Menotti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    É crítico e curador independente. Atualmente ocupa o cargo de Professor-Adjunto no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Já trabalhou como professor visitante na Middlesex University e no Goldsmiths College. Possui doutorado em Media and Communications pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres (2011) e outro em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Já apresentou trabalhos em eventos como ISEA, Bienal de São Paulo e Rencontres Internationales Paris/ Berlin/Madrid. Recentemente, publicou a monografia Através da sala escura (Intermeios, 2012), sobre salas de cinema e VJing.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição. (2013). ARS (São Paulo), 11(22), 53-69. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80656