Dimensões comunicacionais no conceito de escultura social de Joseph Beuys como possibilidade de tradução criativa

Autores

  • Magda Salete Vicini Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80657

Palavras-chave:

Comunicação, Escultura Social, Joseph Beuys, Arte, Tradução.

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa de doutorado em Comunicação e Semiótica, realizada na PUC-SP, sobre o conceito de Escultura Social na obra de Joseph Beuys, com recorte em pesquisadores como Matthias Bunge e Caroline Tisdall, bem como a influência dos filósofos românticos Schiller, Goethe, Hegel e de Novalis na construção deste conceito na obra de Rudolf Steiner. O contexto da arte é abordado através de críticos de arte que analisam o trabalho artístico de Beuys, cujas características comunicacionais são apresentadas em relação a Humberto Maturana e Francisco Varella e à crítica da comunicação. Finalmente, o artigo aborda a possibilidade de tradução criativa (Walter Benjamin, Georg Steiner e Haroldo de Campos) deste conceito de Joseph Beuys.

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Biografia do Autor

  • Magda Salete Vicini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie (SP) e graduada em Artes Plásticas pela UPF (RS). Professora da UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê (SC).

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Dimensões comunicacionais no conceito de escultura social de Joseph Beuys como possibilidade de tradução criativa. (2013). ARS (São Paulo), 11(22), 75-97. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80657