Acheiropoiesis: sobrevivência do valor de culto na imagem técnica

Autores

  • Ronaldo Entler Fundação Armando Álvares Penteado. Faculdade de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82832

Palavras-chave:

Fotografia, Religião, Relíquia, Walter Benjamin, Roland Barthes

Resumo

Toda imagem sagrada possui uma profunda identificação com aquilo que representa. Conforme a tradição cristã, é pela acheiropoiesis que essa experiência é levada ao limite: trata-se do milagre pelo qual o ser divino deixa uma imagem de si mesmo, sem a ação da mão do homem. Muito distante desse contexto, algumas fotografias parecem ainda tocar o desejo de encontrar a imagem a manifestação espontânea de um objeto afetivo. Isso aponta para um paradoxo: a possibilidade de sobrevivência de um "valor de culto" nas mesmas imagens técnicas que pareciam superá-lo.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo Entler, Fundação Armando Álvares Penteado. Faculdade de Comunicação
    É pesquisador e crítico de fotografia. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP (1989), mestre em Multimeios pelo IA-Unicamp (1994), doutor em Artes Pela ECA-USP (2000) e pós-doutor em Multimeios pelo IA-Unicamp (2006). É professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Acheiropoiesis: sobrevivência do valor de culto na imagem técnica. (2014). ARS (São Paulo), 12(23), 37-49. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82832