Vibrações possíveis: Arte/Educação e Saúde Mental na Contemporaneidade

Autores

  • Paula Carpinetti Avers Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Assis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82967

Palavras-chave:

Artes visuais, Ensino e aprendizagem da arte, Loucura, Saúde mental, Reforma psiquiátrica

Resumo

O artigo pretende desenvolver a ideia que a Arte/Educação, campo do universo artístico que se dedica aos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos do ensino das artes, pode ser um recurso importante para articular arte e Saúde Mental na contepmporaneidade, ao oferecer o contato rico e substancioso com as artes, favorece a experiência estética e as condições de enlace social; alinhando-se; desta forma, às propostas da Reforma Psiquiátrica brasileira.

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Biografia do Autor

  • Paula Carpinetti Avers, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Assis

    Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2002) e bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", instituição onde obteve seu mestrado em Artes Visuais (2012), na linha de pesquisa em Arte e Educação. Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/Assis, atua principalmente nos seguintes temas: arte, ensino da arte, loucura, saúde mental e oficinas artisticas. 

     

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Vibrações possíveis: Arte/Educação e Saúde Mental na Contemporaneidade. (2014). ARS (São Paulo), 12(23), 147-157. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82967