Relato de pesquisa: da similaridade na montagem à tela em movimento

Autores

  • Fernando Gerheim Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82968

Palavras-chave:

Video-instalação, Montagem, Cinefagia, Imagem-emersiva

Resumo

A similaridade é uma força tão fundamental na linguagem que está presente mesmo na linguagem de imagens do cinema. É o que mostram sequências de Outubro (1929), de Eisenstein, apesar do cineasta declarar que seu princípio de montagem é o conflito. A videoinstalação CinemObjeto (2012), realizada como parte dessa pesquisa, investiga o uso da montagem para além da gramática interna do filme, considerando os elementos que circunscrevem o cinema, tanto material e tecnicamente quanto em termos de formas discursivas. A montagem aqui não é entre duas imagens, mas entre imagem e tela em movimento. Esse procedimento, através da "exterioridade da linguagem", produz "imagens emersivas". Estreitando relações entre teoria e prática, videoinstalação e filosofia, esta pesquisa em progresso explora potências da linguagem audiovisual.

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Biografia do Autor

  • Fernando Gerheim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Autor de Linguagens inventadas – palavra imagem objeto: formas de contágio (2008), de Signofobia (2012), e de vários vídeos e videoinstalações. Esta pesquisa foi desenvolvida com apoio da FAPERJ.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Relato de pesquisa: da similaridade na montagem à tela em movimento. (2014). ARS (São Paulo), 12(23), 159-167. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82968