Elastic Realities - Documentary Practices between Cinema and Art

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152831

Palavras-chave:

práticas documentais, teoria documental, discurso decolonial, cinema e arte

Resumo

Recentemente, as práticas documentais, incluindo aquelas que lidam com imagens em movimento, experimentaram um aumento sem precedentes na área artística, o que provocou críticas mas também levou a férteis discussões entre o campo de práticas documentárias artísticas e os documentários cinematográficos mais tradicionais. Este artigo visa a contribuir com essa discussão a partir da análise de alguns argumentos centrais ao debate existente, principalmente a questão das práticas documentais e suas relações com a realidade, arte e política. Para uma melhor compreensão da situação atual, a análise de momentos-chave na história do discurso documental é a base para a discussão de práticas documentais contemporâneas entre cinema e arte, considerando exemplos seminais que combinam imagens em movimento e questões de performatividade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cornelia Lund, HfK Bremen / fluctuating images, Berlin

    Cornelia Lund is an art and media theorist and curator living in Berlin. She holds a Ph.D. on “French Poetry Illustration” and has a long-standing academic career in research and teaching. Since 2004, she has been co-director of fluctuating images (www.fluctuating-images.de), an independent platform for media art and design. Her research is focused on documentary practices, audiovisual artistic practices, design theory, as well as de- and post-colonial theories. Cornelia Lund is the co-editor of Audio.Visual: On Visual Music and Related Media (2009), the online platform Post- Digital Culture (http://post-digital-culture.org/), The Audiovisual Breakthrough (2015; http://www.ephemeral-expanded.net/audiovisualbreakthrough/) and Lund Audiovisual Writings (2017; http://lundaudiovisualwritings.org/). Her work as a curator includes numerous screenings and exhibitions (e.g. Mapping Festival Geneva, Academy of the Arts Berlin, Index Festival New York, Hamburger Architektursommer). For more information, please see: http://www.fluctuating-images.de/cornelia-lund-en 

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Elastic Realities - Documentary Practices between Cinema and Art. (2019). ARS (São Paulo), 17(35), 167-182. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152831