Mário Pedrosa e Portinari

anotações sobre um texto esquecido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.154765

Palavras-chave:

Mário Pedrosa, Candido Portinari, arte moderna no Brasil, Murilo Mendes, Ismael Nery

Resumo

Este artigo discute o texto “Pintura e Portinari”, de Mário Pedrosa, publicado em março de 1935, desconhecido por parte significativa dos historiadores da arte brasileira. Também é seu objetivo situar esse texto no âmbito do debate artístico do país dos anos 1930, apresentando sua contestação por Murilo Mendes, ainda no ano de sua publicação.

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Biografia do Autor

  • Tadeu Chiarelli, Universidade de São Paulo

    Tadeu Chiarelli é professor titular no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAV ECA USP). Entre 1983 e 2019, atuou como professor responsável pela disciplina História da Arte no Brasil (sécs. XIX e XX) junto ao Departamento de Artes Plásticas, ECA USP. Curador-chefe do MAM SP (1996-2000); diretor do MAC USP (2010-2014); diretor geral da Pinacoteca de São Paulo (2015-2017). Possui publicações nas áreas de História da Arte e História da Crítica de Arte no Brasil. Atua como curador e crítico de arte. Responsável pela coluna “Conversa de Bar(r)” no site da revista ARTE!Brasileiros .

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Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mário Pedrosa e Portinari: anotações sobre um texto esquecido. (2019). ARS (São Paulo), 17(36), 21-40. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.154765