História da Arte e Outras Estórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.162471

Palavras-chave:

crítica de arte, história da arte, filosofia da arte

Resumo

A partir da análise de um trabalho errôneo da crítica de arte, um ensaio de Goethe que busca re-imaginar uma escultura antiga desaparecida, demonstro a dificuldade da História da Arte, enquanto disciplina, em conceitualizar a experiência da criação artística e abordo como é possível responder a isso. Reexamino a relação entre o fazer artístico e a apreciação da arte com base em ideias como a visão aristotélica de poiesis, o elogio de Iris Murdoch à arte em tempos não religiosos e o apelo de Giogio Agamben à união entre poesia e filosofia. Defendo, ainda, que boa parte da crítica moderna esqueceu-se da vocação conceitual primeva da arte e proponho métodos de avaliação da arte que são, eles mesmos, artísticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Esper Berthoud, University of California, USA

    Luiza Esper Berthoud nasceu em Taubaté, em 1988. É escritora e mestre em História da Arte pela University of California, Davis. Foi pesquisadora bolsista no Yerba Buena Center for Arts (YBCA), museu e centro de pesquisa de arte contemporânea em São Francisco, Califórnia, instituição pela qual também publicou um conto sobre a condição do estrangeiro nos EUA. Atuou como assistente de curadoria no Richmond Art Center, na Califórnia. Sua pesquisa em filosofia da arte é focada na impossibilidade da história da arte.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar