Falsa interface como recurso poético na obra interativa

Autores

  • Milton Terumitsu Sogabe Universidade Estadual Paulista J. M. Filho. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96738

Palavras-chave:

interface, poética, interatividade.

Resumo

O conceito de “falsa interface” nasce da observação e produção de instalações interativas mediadas pela tecnologia digital. A “falsa interface” não é uma interface tecnológica que permite ao público a interação com um sistema digital, mas é um recurso poético, geralmente um aparato ou objeto artesanal com o qual o público interage com a obra de arte, que é um sistema. A “falsa interface” apresenta uma relação física, uma conexão com uma interface tecnológica. O público se relaciona ludicamente com a falsa interface e a interface tecnológica passa despercebida, em segundo plano, embora seja ela que capte e envie para o sistema a atuação do público.

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Biografia do Autor

  • Milton Terumitsu Sogabe, Universidade Estadual Paulista J. M. Filho. Instituto de Artes
    Docente do Instituto de Artes da UNESP, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista de produtividade do CNPq, membro do SCIArts-Equipe Interdisciplinar, líder do grupo de pesquisa cAt.

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Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Falsa interface como recurso poético na obra interativa. (2014). ARS (São Paulo), 12(24), 63-69. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96738