De volta ao mundo da arte: releitura das Caixas Brillo de Warhol à luz de uma história da gravura

Autores

  • Julia Vidile

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202012000100004

Palavras-chave:

gravura, Andy Warhol, Arthur Danto, Caixas Brillo

Resumo

A História da Arte tradicional muitas vezes passa ao largo do papel fundamental da gravura na divulgação e distribuição de obras de arte, graças a suas possibilidades quase infinitas de reprodução. Por causa disso, corre-se o risco de perder de vista determinados sentidos que podem ser encontrados em obras contemporâneas. Tratamos aqui das Caixas Brillo de Andy Warhol (1964), consideradas desde sua primeira exposição um prenúncio do "anything goes" (Arthur Danto) e uma crítica à sociedade de consumo, mas que verossimilmente representam um eco da antiga tradição de reprodução de imagens para a divulgação do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

De volta ao mundo da arte: releitura das Caixas Brillo de Warhol à luz de uma história da gravura. (2012). ARS (São Paulo), 10(19), 38-47. https://doi.org/10.1590/S1678-53202012000100004