Chamada para publicação de artigos no Nº 9.1 da Revista Aspas

2018-12-05

Chamada: Revista Aspas. Edição 9.1. Tema: Poéticas e Políticas do Arquivo nas artes da cena

 

Frequentemente, abordar a problemática do arquivo implica em escavar o arquivo palavra para desenterrar os sentidos etimológicos da palavra arquivo. Em geral, essa operação tem levado os teóricos deste tema a uma raiz etimológica comum: a palavra grega Arkhé.

Podemos dizer que a palavra arkhé se refere tanto ao que é da ordem do começo, quanto ao que caracteriza o começo da ordem. Logo, aquilo que Derrida (2001) denominou como “princípio de arquivo” discute a arquivação como algo que é, ao mesmo tempo, instaurador e conservador, revolucionário e tradicional, disruptivo e arbitral. Com isso, tal princípio seria movido por certa violência arquival que pode ser decorrente de processos de seleção, internalização e transmissão daquilo que habitualmente aparece apenas como excesso do que acontece no espaço-tempo presente. Nesse viés, o próprio conceito de arquivo aparentemente resistiria ao seu arquivamento num sentido unívoco, homogêneo e estável. Pesquisas teóricas, práticas e artísticas vêm se debruçando sobre poéticas e políticas da memória e do esquecimento, num gesto de reescritura da história oficial, material e imaterial, e como modo de escavar os ossos do passado para tornar possíveis os caminhos do futuro.

Tendo isso em vista, a edição 9.1 da Revista Aspas abre espaço para investigações mobilizadas pela pesquisa em Poéticas e Políticas do Arquivo nas artes da cena. Tratam-se de estudos e pesquisas no campo das artes cênicas, performances e artes visuais que entendem o arquivo como um dispositivo lacunar e que trazem a tona discussões no âmbito do documento, acervo, memória, ancestralidade, testemunho, depoimento, citação, remontagens, teatro documentário, bem como as acepções que cada um desses termos tem assumido nos debates atuais. Com base nesses aspectos, a edição será pautada pelas seguintes perguntas: como o chamado “impulso arquival”, abordado por Taylor (2013), tem aparecido atualmente nas práticas, pesquisas e produções artísticas, sejam elas de natureza acadêmica, cênica, visual, ou mesmo, corporal? Como esse material vem sendo discutido e apresentado tanto em processos cênicos quanto em investigações teóricas? Quais conceitos permeiam o tema arquivo e como aqueles emergem nos processos de aprendizagem, investigação e criação em arte? De quais formas as noções de arquivo e memória têm perturbado os imaginários, as narrativas e as historiografias consensuais que regulam aquilo que compreendemos, ou não, como conhecimento artístico hoje em dia? De que maneira o conluio arte e arquivo tem sido articulado a fim de garantir a transmissibilidade do que está sob ameaça de desaparecimento diante das tiranias da contemporaneidade? Por último, mas não menos importante, se estivermos de acordo que pelo menos desde o final do século passado até a atualidade observamos a ocorrência de uma espécie de compulsão pelo arquivo ou arquivomania, como evidencia Rolnik (2011), no contexto da arte, cabe questionarmos quais compromissos certas concepções conceituais instituem, destituem, ou ainda, restituem o mercado de arte?

A partir dessas indagações, esta publicação tem como objetivo fomentar o debate sobre as poéticas e as políticas do arquivo em um momento histórico no qual tal questão tem eclodido de modos distintos no Brasil e América Latina. Seja com a queima de arquivo que converteu o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em uma espécie de monumento do genocídio cultural no Brasil; seja com o constante arquivamento de processos que corroboram com a insidiosa partidarização da corrupção tomando de assalto a política brasileira; seja com o arquivo das comunicações digitais que colocam em jogo noções como autoria, legitimidade e circulação da informação no cruzamento da vida online e offline que tem transformado o Brasil no país da chamada Pós-Verdade. Nessa conjuntura, discutir de que modo as pesquisas em arte têm se debruçado sobre estas problemáticas, implica em nos atentarmos às disputas históricas, políticas,  estéticas, jurídicas e econômicas acerca daquilo que pode ou não circular sob o signo do arquivado, do arquivamento e do arquivável - uma afirmação do nosso engajamento para que o passado continue passando no presente, a fim de seguir dando passagem para outros futuros.

A chamada de artigos para a referida edição estará impreterivelmente aberta no período de 03 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019.

 

 

Revista Aspas. Edicción 9.1. Tema: Poéticas y Políticas del Archivo en las Artes Escénicas

 

Con frecuencia, abordar la problemática del archivo implica en excavar el archivo palabra para desenterrar los sentidos etimológicos de la palabra archivo. En general, esta operación lleva los teóricos que se dedican a este tema a una raíz etimológica común: la palabra griega Arkhé.

 

Podemos decir que la palabra arkhé se refiere tanto a lo que es del orden del início como a lo que caracteriza el inicio del orden.  Luego, aquello que Derrida (2001) nombró “principio de archivo” discute la archivación como algo que es, a la vez, instaurador y conservador, revolucionario y tradicional, disruptivo y arbitral. Con eso, tal principio se movería a través de cierta violencia archival que puede ser derivada de los procesos de selección, internalización y transmisión de aquello que se presenta habitualmente como exceso de lo que sucede en el espacio-tiempo presente. En esa perspectiva, el concepto mismo de archivo aparentemente resistiría a su conservación en un sentido unívoco, homogéneo y estable. Las investigaciones teóricas, prácticas y artísticas se han centrado sobre las poéticas y políticas de la memoria y del olvido, en un gesto de reescritura de la historia oficial, material e inmaterial, y como modo de excavar los huesos del pasado para hacer posibles los caminos del futuro.

 

Teniendo en cuenta esto, la edición 9.1 de la Revista Aspas abre espacio para investigaciones interesadas en las Poéticas y Políticas del Archivo en las Artes Escénicas. Se tratan de estudios e investigaciones en el campo de las artes escénicas, performances y artes visuales que entienden el archivo como un dispositivo incompleto y que traen a la luz discusiones en el marco del documento, acervo, memoria, ancestralidad, testigo, testimonio, cita, remontaje, teatro documental, así como las acepciones que cada uno de estos términos ha asumido en los debates actuales. En base a estos aspectos, la edición será guiada por las siguientes preguntas: ¿Como el llamado "impulso archival", abordado por Taylor (2013), ha surgido actualmente en las prácticas, investigaciones y producciones artísticas, ya sean de naturaleza académica, escénica, visual, o incluso, corporal? ¿Como este material viene presentándose y debatiéndose en procesos escénicos y en investigaciones teóricas? ¿Cuáles conceptos impregnan el tema del archivo y cómo emergen en los procesos de aprendizaje, investigación y creación en arte?

 

¿De qué formas las nociones de archivo y memoria han perturbado los imaginarios, las narrativas y las historiografías consensuadas que regulan aquello que comprendemos, o no, como conocimiento artístico hoy día? ¿De qué manera la colusión arte y archivo ha sido articulada a fin de garantizar la transmisibilidad de lo que está bajo amenaza de desaparición ante las tiranías de la contemporaneidad? Por último, pero no menos importante, si estamos de acuerdo que por lo menos desde el final del siglo pasado hasta la actualidad observamos la ocurrencia de una suerte de compulsión por el archivo o archivomanía, como evidencia Rolnik (2011), en el contexto del arte, nos cabe cuestionar, ¿cuáles son los compromisos que determinadas ideas conceptuales de archivo instituyen, destituyen, o aún, restituyen el mercado del arte?

 

A partir de esas indagaciones, esta publicación tiene como objetivo fomentar el debate sobre las poéticas y las políticas del archivo en un momento histórico en el cual tal cuestión ha surgido de distintos modos en Brasil y Latinoamérica. Bien sea con la incineración del archivo que convirtió el incendio del Museo Nacional, en Río de Janeiro, en una suerte de monumento del genocidio cultural en Brasil; o con el constante archivo de procesos que corroboran con la insidiosa partidarización de la corrupción tomando de asalto la política brasileña; sea con el archivo de las comunicaciones digitales que ponen en juego nociones de autoría, legitimidad y circulación de la información en el cruce entre vida online y offline que ha transformado a Brasil en el país de la llamada Post-Verdad.

 

En esta coyuntura, discutir de qué modo las investigaciones en arte se han centrado en estas problemáticas, implica en atentarnos sobre las disputas históricas, políticas, estéticas, jurídicas y económicas de lo que puede o no circular bajo el signo del archivado, del archivo, del archivable - una afirmación de nuestro compromiso con el hecho de que el pasado siga pasando en el presente, a fin de seguir dando paso a otros futuros.

 

La llamada de artículos para la referida edición estará abierta estrictamente en el período entre 03 de diciembre de 2018 15 de febrero de 2019.

 

Aspas Journal. Issue 9.1. Topic: Poetics and Politics of the Archive on Performing Arts

 

Frequently, talking about the problematic of the archive implicates on digging the archive word to unearth the etymological meanings of the word archive. In general, this operation leads researchers of the subject to a common etymological root: The Greek word Arkhé.

It can be said that the word arkhé refers to the order of the beginning, as to what characterizes the beginning of the order. So, what Derrida (2001) named “the principle of the archive” discusses archiving as something that is at the same time institutive and conservative, revolutionary and traditional, disruptive and arbitrary. Thereby, such a principle would be motivated by certain archival violence that can be due to selection processes, internalizing, and transition of which usually appears as an excess of what happens on the present space-time. In this bias, the very concept of archive apparently would resist to its archiving as an unequivocal meaning. Theoretical, practical, and artistic researches have leaned over poetics and politics of the memory and oblivion, on a gesture of rewriting of the official (material and immaterial) history and as a way to dig the grave of the past in order to build the paths of the future.

Seen in this light, the 9.1. issue of the Aspas Journal opens space for studies mobilized by the research Poetics and Politics of the Archive on Performing Arts. It aims studies on performing arts, performance art and visual arts that understand archive as a lacunar device, as well as emerge discussions on documents, collection, memory, ancestry, testimony, statement, citation, reenactment, documentary theatre, as well as the meanings that each of these words have assumed on contemporary debates. With these aspects in mind, this issue will be ruled by the following questions: how does the “archival impetus” that Taylor (2013) examines have appeared nowadays on practices, researches, and artistic ´productions – may they be of academic, scenic, visual or even corporal nature? How does this material have been discussed and presented on scenic processes and on theoretical investigations? Which concepts permeate the subject archive and how they emerge on the processes of learning, investigation, and creation of art? In which ways does the notions of archive and memory have disturbed the imaginaries, narratives, and consensual historiographies that regulate the things we nowadays understand (or not) as artistic knowledge? In which way the collusion of art and archive have been articulated in order to guarantee the transmissibility of which is under a threat of disappearing on the face of the tyrannies of the contemporary? Finally, if we agree that at least since the ending of the last century up to nowadays we perceived the occurrence of a certain compulsion for the archive or archivemania, as indicates Rolnik (2011), on the arts context, is it possible to question which agreements certain conceptual concepts institute, destitute, or yet, restitute to the art market?

Based on these inquiries, this publication aims to promote the debate about the poetics and politics of the archive at a historical moment in which this matter has erupted in different ways in Brazil and Latin America. With the file burning that converted the wild fire of the National Museum in Rio de Janeiro into a kind of monument of the cultural genocide in Brazil; or with the constant archiving of processes that corroborate with the insidious partisanization of the corruption that hijacked the Brazilian policy; or with the digital communications archive that put into play notions such as authorship, legitimacy, and circulation of information at the crossroads of online and offline life, which has transformed Brazil into the country of the so-called Post-Truth. At this juncture, discussing how art research has addressed these concerns implies looking at historical, political, aesthetic, legal, and economic disputes about what may or may not circulate under the sign of archiving and archivable – an assertion of our engagement so that the past continues to pass in the present, in order to continue making room to other futures.

The call for papers to this issue is necessarily open in the period of 3th December 2018 – 15 February 2019.