Resistência e restauração de identidades no teatro da microrregião de Pelotas

Autores

  • Adriano Moraes de Oliveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p16-28

Palavras-chave:

Teatro de grupo, pesquisa teatral, teatro gaúcho

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014 com o objetivo de mapear os grupos teatrais em atividade na microrregião de Pelotas, com o interesse de ampliar o conhecimento sobre as práticas teatrais desse espaço geográfico. O mapeamento aponta para uma prática teatral em que as motivações são muito próximas daquelas dos grandes centros econômicos: experimentação de linguagem, investigação de poética, preservação da memória e, obviamente, teatro como empreendimento comercial e de entretenimento. São apresentadas, também, as principais características do teatro na microrregião de Pelotas, de modo a indicar as ações de resistência a novos modelos, mas também a valorização de modelos de atuação por meio da reiterada restauração identitária.

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Biografia do Autor

  • Adriano Moraes de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

    Professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em artes cênicas (interpretação) pela UEL, mestre em teatro pela UDESC e doutor em educação pela UFPEL.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Resistência e restauração de identidades no teatro da microrregião de Pelotas. (2015). Revista Aspas, 5(2), 16-28. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p16-28