Evento Fim de Década: performer, espectador e espaço público entre a ditadura e a democracia.

Autores

  • patricia Morales Bertucci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p177-191

Palavras-chave:

Arte urbana, Intervenção urbana, Performance urbana, Produção do espaço, Urbanismo.

Resumo

Nos últimos anos da ditadura militar, entre o fim dos anos de 1970 e início de 1980, as manifestações populares e artísticas voltavam às ruas da cidade de São Paulo. Como parte desse movimento, o Evento Fim de Década (1979) foi um acontecimento no qual os coletivos de arte independente ocuparam a Praça da Sé e convidaram os transeuntes não para serem seus espectadores, mas responsáveis diretos pela construção de situações criativas, novas possibilidades relacionais, corporais e contextuais nos espaços públicos já com ares democráticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • patricia Morales Bertucci, Universidade de São Paulo

    Patricia Morales Bertucci é arquiteta e urbanista, doutoranda em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Com passagens pelo Teatro da Vertigem, Instituto Pólis e a Prefeitura de São Paulo, trabalha em projetos que discutem as conexões entre a cidade e a arte contemporânea.

Referências

ARAÚJO, Antônio. Ações Disruptivas no Espaço Urbano. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre, RS. Memória ABRACE Digital - Anais da VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre, RS, 2011. p. 1-6.

ARTE EM REVISTA, São Paulo, v. 3, n. 5, 1981, p. 102.

ARTE EM REVISTA, São Paulo, v. 6, n. 8, 1984, p. 1-119.

ARTE na Sé, um presente que o povo já critica. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 jan. 1979 (Fonte: Arquivo Multimeios/CCSP).

BERTUCCI, P. M. Intervenção urbana, São Paulo (1978-1982): o espaço da cidade e os coletivos de arte independente Viajou Sem Passaporte e 3Nós3. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14012016-104059/>.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Desenvolvimento e crise no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2003.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

FIM de Década na Praça da Sé. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 out. 1979, ilustrada, p.64 (Fonte: Arquivo Multimeios/CCSP).

FISCHER-LICHTE, É. The show and the gaze of the theatre. Iowa: Iowa University Press, 1997.

______. The Transformative Power of Performance: a new aesthetics. New York: Routledge, 2008.

HOLLANDA, H. B. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.

KWON, M. One place after another: site-specificity art and locational identity. Cambridge: 8The MIT Press, 2004.

LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blackwell Publishers, 1991.

LÓPEZ, M. et al. Perder la forma humana: una imagen sístimica de los años ochenta en América Latina. Madri: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2012. (Catálogo de exposição artística).

PROJETO “Fim de Década” leva as artes à praça. O Estado de São Paulo, São

Paulo, 12 dez. 1979, p.22 (Fonte: Arquivo Multimeios/CCSP).

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

RANCIERE, Jacques. Política da Arte, transcrição do seminário “São Paulo S.A, práticas estéticas, sociais e políticas em debate” (São Paulo, SESC Belenzinho, 17 a 19 de abril de 2005). Disponível em: <http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/206.rtf>.

VIAJOU SEM PASSAPORTE et al. Top Secret: Evento Fim de Década: set. a dez. de 1979. São Paulo: ECA/USP, 1979. (Catálogo de intervenção artística).

XV BIENAL Internacional é aberta por Paulo Maluf. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 out. 1979, primeiro caderno, p.37 (Fonte: Arquivo Multimeios/CCSP).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Evento Fim de Década: performer, espectador e espaço público entre a ditadura e a democracia. (2016). Revista Aspas, 6(1), 177-191. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p177-191