Travessias do espectador escolar na contemporaneidade: concepções e reverberações do ato de fruir teatro

Autores

  • Patrícia Gusmão Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p114-125

Palavras-chave:

Formação de espectadores, Mediação teatral, Teatro e educação, Pedagogia do espectador.

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre o processo de formação de espectadores, que envolvem ações de mediação teatral – compreendida como atividade pedagógica de formação. A proposta pretende evidenciar dois diferentes projetos, dedicados a atividades de mediação em teatro, direcionados à formação de espectadores na Educação Básica pública, oriundos de iniciativas culturais. As bases teóricas das reflexões são estudos sobre a formação de espectadores de teatro, desenvolvidos por autores como Flávio Desgranges e Roger Deldime.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Gusmão Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Pesquisadora na área de teatro e educação, Pedagogia do Teatro e Pedagogia do Espectador.

Referências

DARRAS, B. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação cultural. In: BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 23-52.

DELDIME, R. Les jeunes au pays du théâtre. Bruxelles: Lansman, 2006.

DESGRANGES, F. Mediação teatral: anotações sobre o projeto formação de público. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 10, dez. 2008.

______. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2011.

GITS, J. La formation théâtrale des futurs enseignants em réflexion. In: Questions de théâtre: Les formateurs de formateurs et l’initiation théâtrale des jeunes. Bruxelas: Lansman, 2008.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Travessias do espectador escolar na contemporaneidade: concepções e reverberações do ato de fruir teatro. (2016). Revista Aspas, 6(1), 114-125. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p114-125