O diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador contemporâneo à luz de uma macro-harmonia
Palavras-chave:
composição musical, teatro, trilha sonora, sonoplastiaResumo
O objetivo da pesquisa é identificar e propor caminhos para aprimorar o diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador dentro da realização teatral. Partiremos da premissa de que a música de cena contemporânea é constituída não somente pelos sons, mas também pelas imagens, ideias e demais elementos da encenação e que, por isso, demanda uma forma de análise atualizada, para verificar se a hipótese de uma macro-harmonia - a ideia de considerar a música como um dos elementos integrantes e modificadores da encenação ao mesmo tempo em que é também integrada e modificada por esta - constitui-se como uma possibilidade analítica e, consequentemente, se ela pode representar um possível campo, no qual o compositor e o encenador possam dialogar durante o processo de criação teatral. Este artigo tem como escopo apenas uma parte da pesquisa em andamento: a hipótese da macro-harmonia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-07
Como Citar
Amalfi, M. (2011). O diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador contemporâneo à luz de uma macro-harmonia. Revista Aspas, 1(1), 102-112. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/62854
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista aSPAs mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista aSPAs em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas "