Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica

Autores

  • Maria Everalda Almeida Sampaio Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p113-123

Palavras-chave:

corpo-cidade, corpolouco, corpomídia, processo de criação

Resumo

Este projeto de doutorado propõe a criação de um espetáculo de teatro-dança a partir da relação do movimento do corpolouco, corpo do doente mental que vive nas ruas de São Paulo, com os anteparos (SILVA, 2010), elementos cênicos que protegem o ator em cena. Parte-se do princípio de que o corpo e o ambiente estão em constante modificação e se autoatualizam permanentemente (KATZ; GREINER, 1998). Pretende-se refletir sobre a interferência do ambiente urbano de São Paulo no corpo desta pesquisadora e no corpolouco. Criar um diálogo entre a observação do espaço urbano do corpolouco e a atitude do fazer artístico, procurando detectar o processo mútuo de contaminação - corpo-ambiente-ambiente-corpo - que o promove.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Everalda Almeida Sampaio, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda em Artes Cênicas/USP. Área de Concentração: Pedagogia do Teatro

Downloads

Publicado

2011-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. (2011). Revista Aspas, 1(1), 113-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p113-123