O Teatro de Sami Feder no Holocausto: Um espaço de Resistência

Autores

  • Leslie Evelyn Ruth Marko Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p94-102

Palavras-chave:

desumanização, KZ Theater, nazifascismo, Sami Feder, Teatro Judaico.

Resumo

Esta pesquisa pretende resgatar e analisar a atuação estética, social e histórica do diretor de teatro, judeu-polonês, Sami Feder (1909-2000) no contexto de grupos teatrais de resistência anti-hitlerista, compostos por artistas e prisioneiros judeus, em guetos, campos de concentração, de trabalho e  extermínio durante a dominação nazifascista principalmente na Alemanha e no Leste Europeu. Será realizado o levantamento de materiais sobre o tema: bibliografia, arquivos e acervos de bibliotecas nacionais e internacionais, reportagens, documentos, álbuns de fotografia, diários, textos teatrais, entrevistas com sobreviventes, dramaturgos e pesquisadores acadêmicos. Será estabelecido, também, um diálogo com autores que analisam o período tais como Bertolt Brecht, Theodor Adorno, Rebecca Rovit, Robert Skloot, Viktor Frankel,Walter Benjamin Zygmunt Bauman, Stephen Wilner entre outros.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas em Andamento

Como Citar

O Teatro de Sami Feder no Holocausto: Um espaço de Resistência. (2012). Revista Aspas, 2(1), 94-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p94-102