Dança, Circo e Risco: Diálogos na Cena Contemporânea

Autores

  • Bianca Simões Peixoto Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia/2010 Orientadora: Profa. Dra. Fátima Daltro Corrêa - Bolsa FAPESB Dançarina, artista circense, professora e pesquisadora de dança e circo. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Participa como intérprete criadora na Cia Fulanas e ensina dança no ensino fundamental na Escola Casa Via Magia.

Palavras-chave:

Dança, Circo, Corpo, Coevolução, Hibridismo cultural.

Resumo

Este artigo aborda questões sobre o processo de hibridização que vem ocorrendo entre os campos artísticos da dança e do circo na cena contemporânea, apoiando-se, principalmente, em estudos realizados nas áreas da Teoria Geral dos Sistemas, Teoria do Corpomídia e do Hibridismo Cultural. O recorte investigativo de tal fenômeno se dá a partir da pesquisa bibliográfica e análise de entrevistas realizadas com integrantes/fundadores da Companhia Picolino de Artes do Circo (BA) e a Cia Dani Lima (RJ), de dança. Propõe-se que a aproximação entre as duas áreas pode ser entendida como uma solução adaptativa, que vem permitindo a continuidade de suas atividades frente às intensas mudanças socioculturais da atualidade, transformando irreversivelmente os seus campos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Peixoto, B. S. (2013). Dança, Circo e Risco: Diálogos na Cena Contemporânea. Revista Aspas, 3(1), 85-95. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/68388

Edição

Seção

Artigos