Alteração de Consciência e o Trabalho do Ator: Poéticas do Corpo e da Voz Mapeadas pela Técnica de Eletroencefalografia (EEG) e uma Proposta de Criação Cênica através do Sensoriamento Cognitivo do Ator - Vídeo Objeto Descontínuo

Autores

  • Gustavo Garcia da Palma Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave:

corpo, interface cérebro computador, estados alterados de consciência, neurociência e teatro.

Resumo

O projeto caminha em dois Eixos metodológicos definindo os objetivos sistemicamente: Mapeamento de alterações de consciência de atores/performers usando a técnica de Eletroencefalografia (EEG), buscando padrões de ondas cerebrais em diferentes genealogias performativas; Usar ao vivo, como ator/performer, o sensoriamento cognitivo de estados de consciência, através do EEG como Interface Cérebro Computador para o tensionamento de fluxos narrativos cênicos como proposta de criação poética. Objeto Descontínuo é um primeiro resultado desse processo.

 

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Biografia do Autor

Gustavo Garcia da Palma, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Instituição e tipo de vínculo (mestrando/doutorando): ECA - USP - Doutorado Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída - informar ano): em andamento Área de estudo e nome do orientador: Teoria e Prática do Teatro - Texto e Cena - Orientador:Ld. Luiz Fernando Ramos Bolsa de fomento (quando houver): não tem Atuação profissional (artística, instituição de ensino, cultural entre outras): ator/performer, pesquisador, professor e preparador de intérpretes em teatro, dança, cinema e televisão.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Palma, G. G. da. (2013). Alteração de Consciência e o Trabalho do Ator: Poéticas do Corpo e da Voz Mapeadas pela Técnica de Eletroencefalografia (EEG) e uma Proposta de Criação Cênica através do Sensoriamento Cognitivo do Ator - Vídeo Objeto Descontínuo. Revista Aspas, 3(1), 1m. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/68393

Edição

Seção

Forma Livre