PROCESSO DE DRAMA NA PEQUENA INFÂNCIA

Autores

  • Jeórgia de Fátima Rodrigues Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II.
  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.

Palavras-chave:

Criança, Educação Infantil, Linguagem Dramática, Professor em Ação Dramática

Resumo

Este estudo analisa o desenvolvimento de um processo dramático realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, com crianças em idade pré-escolar na cidade de Curitiba/PR. A proposta foi baseada na metodologia do professor em ação dramática por meio de experiências estéticas presentes no faz de conta da criança. A partir da vivência como artista/professora, a personagem “Kaka Caveira” conduziu as ações dramáticas com base na interação significativa com crianças dentro de um enfoque processual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeórgia de Fátima Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi, graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II, e professora da Educação Infantil e Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Curitiba.

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC e professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. O professor em ação dramática na educação infantil: um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, L. E. Arte, infância e formação de professores: Autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Ágere)

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Atenção! Crianças Brincando! In: CUNA, S.R.V. et al. (orgs). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011.

SLADE, P. O jogo dramático infantil. 8. ed. São Paulo: Summus, 1978.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Rodrigues, J. de F., & Rosseto, R. (2014). PROCESSO DE DRAMA NA PEQUENA INFÂNCIA. Revista Aspas, 4(2), 92-102. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/85160

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa