Mulher, memória e guerra: da imagem ao corpo do performer

  • Oriana Del Mar Salcedo Jiménez Universidade Estatal de Campinas. Unicamp
Palavras-chave: imagem poética, performance, mulher, conflito armado colombiano

Resumo

Este artigo narra a experiência e mostra os resultados da primeira etapa de investigação do projeto de mestrado “Mulher em luta, mulher em guerra: um estudo de caso da construção da imagem poética na performance”, que vem sendo desenvolvido pela autora, usando como metodologia o laboratório de criação “Imagem, sensação e corpo”, com a finalidade de colocar em questão o papel do performer dentro de um processo criativo. Conclui-se que é importante fazer vibrar em apenas um sentido a sensação, o sentimento e o discurso na cena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oriana Del Mar Salcedo Jiménez, Universidade Estatal de Campinas. Unicamp

Licenciada em Arte Teatral pelo Instituto Departamental de Belas Artes, em Cáli, Colômbia. É mestranda em Artes Cênicas no Instituto de Arte da Unicamp, estudando o tema processos criativos e linguagens poéticas. 

Referências

ARTAUD, A. El teatro y su doble. Espanha: Novoprint, 1990.

BACHELARD, G. La poética del espacio. México: Fondo de la Cultura de México, 1974.

CRAIG, G. El arte del teatro. México: Gaceta, 1987. (Colección Escenologia)

DIÉGUEZ, I. Escenarios liminares: teatralidades, performances y política. Buenos Aires: Atuel, 2007.

DURAND, G. O imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 1999.

FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 238, 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373/60355>. Acesso em: 25 maio 2015.

GAONA, A. Nascimento volátil: poesia colombiana de combate. Sumaré: CEMOP, 2012.

GROTOWSKI, J. El performer. Disponível em: <http://es.scribd.com/doc/177734889/Jerzy-Grotowski-O-Performer-pdf>. Acesso em: 25 maio 2015.

JAKOBSON, Roman. Linguística & comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

KANTOR, T. El teatro de la muerte: el teatro cero. Buenos Aires: Ediciones de la flor, 1984.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS (ONU). Informe del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos sobre la situación de los derechos humanos en Colombia, E/CN.4/2003/13, de 24 de febrero de 2003. Disponível em: <http://daccess-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/G03/111/20/PDF/G0311120.pdf?OpenElement>. Aceso em: 25 maio 2015.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) – Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Las Mujeres frente a la violencia y la discriminación en Colombia. 2001. Disponível em: <http://www.cidh.org/women/Colombi06sp/parte2.htm>. Aceso em: 25 maio 2015.

SÁNCHEZ, J. A. Dramaturgias de la imagen. Cuenca: Universidad de Castilla-La Mancha, 1994.

Filmes e Documentários

Colombia: Mujeres de Fuego. Direção: Juan Pablo Mendéz. Colômbia. 2013. Documentário (29 min). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=q2I7tvCFroQ>. Acesso em: 25 maio 2015.

Impunity: ¿Qué tipo de guerra hay en Colombia?. Direção: Juan José Lozanos; Hollman Morris. Colômbia. 2010. Documentário (84 min). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=439wCruslC4>. Acesso em: 25 maio 2015.

Retratos en un mar de mentiras. Direção: Carlos Gaviria. Colômbia. 2010. DVD (130 min).

Publicado
2015-06-30
Como Citar
Salcedo Jiménez, O. (2015). Mulher, memória e guerra: da imagem ao corpo do performer. Revista Aspas, 5(1), 84-95. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/90177