https://revistas.usp.br/aspas/gateway/plugin/WebFeedGatewayPlugin/atomRevista Aspas2023-09-06T11:06:31-03:00Equipe Editorialrevistaaspas@usp.brOpen Journal Systems<p>Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo</p>https://revistas.usp.br/aspas/article/view/215744À Mesa: Nós2023-09-06T11:15:54-03:00Kenia Dias
<p>Este ensaio pretende analisar o objeto-sujeito Mesa do Grupo Galpão, de Minas Gerais como uma possível materialidade para o que podemos chamar de diário, agindo como uma espécie de canteiro documental do grupo, com informações espaciais, verbais, temporais e gráficas que, entre tantos desafios e (re)existências, luta contra o esquecimento de processos. Com um suporte de ferro e um tampo largo e quadrado de madeira gasta, a Mesa, aqui, será analisada como um código móvel em diálogo com as reflexões que compõem o diário Perto: um diário de montagem (ainda não publicado), escrito pelo ator e fundador do grupo, Eduardo Moreira, cuja escrita aconteceu durante o processo de criação da peça Nós, dirigida por Márcio Abreu. O diário também será analisado com o poema-escritura em processo A Mesa, de Francis Ponge, o livro A poética do espaço, de Bachelard, e a teoria de redes de criação de Cecilia Salles.</p>
2019-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215422Entrevista com Sassá Moretti – As múltiplas facetas do Festival Internacional de Teatro de Animação: 13 anos de persistência2023-10-06T19:04:48-03:00Sassá MorettiÉder Sumariva Rodrigues
<p>Uma das responsáveis pela realização do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), Maria de Fátima Souza Moretti, mais conhecida como Sassá Moretti, fala a respeito da trajetória ao longo dos 13 anos de existência do festival. Revisita o passado, projeta o futuro.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215420O Teatro Lambe-Lambe e seu espaço-tempo do encontro2023-10-06T19:04:48-03:00Pedro Cobra
<p>Reflexões acerca das potências do Teatro Lambe-Lambe em criar espaços de intimidade e explorar o tempo das memórias, dos afetos e da idiossincrasia por meio de miudezas. A partir da investigação artística junto à Cia. PlastikOnírica, o autor apresenta um olhar sobre diferentes aspectos do encontro promovido pelo Teatro Lambe-Lambe entre artistas, durante o processo criativo, do encontro com o ambiente urbano onde se coloca para a apresentação e do encontro espontâneo com o público singularizado por meio de um espetáculo de curta duração.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215418O Teatro de Sombras no Brasil, sua história e perspectivas contemporâneas2023-10-06T19:04:49-03:00Fabiana Lazzari de Oliveira
<p>Este artigo traz uma análise histórica das influências europeias no teatro de sombras brasileiro e seu estado da arte atual, bem como perpassa o ensino-aprendizagem e as principais companhias teatrais que pesquisam esta linguagem com suas perspectivas e reverberações nos últimos anos.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215416Teatro de animação em língua de sinais (TALS): uma nova modalidade de teatro de formas animadas2023-10-06T19:04:49-03:00Natália Schleder RigoMaria de Fátima Souza Moretti
<p>Apresentamos um recorte da pesquisa de Rigo (2020) sobre o Teatro de Animação em Língua de Sinais (TALS), artefato cultural das comunidades surdas. Uma modalidade teatral diferenciada e inovadora que compreende bonecos, máscaras, objetos, sombras e demais figuras animadas, considerando o protagonismo de artistas surdos e o uso de sua própria língua materna visual para comunicação em cena: a língua de sinais. Abordamos, neste texto, mais precisamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a formação de atores animadores surdos.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215415Corpo-Substância: um corpo com bonecos2023-10-06T19:04:49-03:00Adriana Maria Cruz dos Santos
<p>Este artigo traz apontamentos sobre uma investigação artística no grupo In Bust Teatro com Bonecos e, posteriormente se expande para dialogar com procedimentos gerados no jogo da cena de diferentes atuantes da linguagem do teatro de animação com o boneco, elemento expressivo significante dessa cena. Este trabalho sugere reflexões sobre o campo artístico e a invenção de um corpo construído no espaço-tempo deste jogo: um corpo-substância. Observa-se a relevância do encontro, que se instaurou como operador metodológico para desenvolver a pesquisa.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215414Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão do saber e da prática pela internet2023-10-06T19:04:50-03:00Zildate Ramos de Macêdo
<p>Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, se propõe a informar o que é o Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte e a refletir sobre o processo de transmissão e de construção desse tipo de teatro diante das novas tecnologias, em especial a internet. A metodologia aplicada foi a observação participante e análise dos dados utilizando teóricos que refletem sobre a cultura popular e a internet, como Bosi, Hine, Zumthor, Hall e Johnson.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215402Cores, corporeidades e alegrias de viver: convívios com as máscaras e mascaramentos dos teatros de tradição popular de Minas Gerais no Brasil2023-10-06T19:04:50-03:00Bya BragaGabriel Couto PereiraJaciara Arguello Marschner
<p>Este artigo apresenta um panorama e os resultados parciais de um projeto de pesquisa que visa apreender a atividade atual de mascarados e mascareiros nas performatividades da cultura popular mineira, a partir de revisão bibliográfica, em diálogo com o estudo da noção de bem-estar, a pesquisa em fontes orais e a realização de produção artística inspirada na pesquisa-criação. Destacam-se possíveis benefícios dos mascaramentos. Apresenta-se parte da produção artística e experiências de formação teatral em diálogo com as formas artísticas das diferentes tradições mineiras.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215401O teatro de animação no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados2023-10-06T19:04:50-03:00José Parente
<p>O objetivo deste texto é refletir sobre as contribuições do teatro de animação no âmbito do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição pública de ensino superior situada em Dourados, município da região sul do estado de Mato Grosso do Sul. O texto destaca as principais ações de ensino, pesquisa e extensão da área coordenadas pelo autor, que é docente do curso desde o ano de 2010.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/215400Editorial2023-10-06T19:04:51-03:00Igor Gomes FariasJuliana de Lima Birchal2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214592Entrevista com João Vicente sobre a peça "A Ilha do farol"2023-08-26T14:54:02-03:00João Vicente Duque EstradaMariana Volfzon Mordente
<p>João Vicente realiza a pesquisa cênica A Ilha do Farol, cuja temática guia é a perda gradual dos movimentos causados pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), os impactos no cotidiano e os questionamentos proporcionados tanto na condição de ser humano, quanto no pensamento como artista/performer. João foi diagnosticado com essa doença rara neurodegenerativa em 2020 e agora vive em uma ilha e é desse território que se comunica. Ali, de frente para o movimento do mar, há um farol, e é desse lugar que sinaliza ao mundo que ainda está vivo e que precisa de ajuda.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214591Sempre à beira de se tornar outra coisa2023-08-26T14:54:02-03:00Elisa Band
<p>Este texto propõe uma análise dos espetáculos Gentil unicórnio e O animal, ambos da dramaturga, diretora e performer italiana Chiara Bersani, apresentados na ocasião da Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo (SCENA), realizada no Sesc Pompeia em maio de 2022. Pretende-se indagar como a singularidade que a performer instaura em cena pode nos apontar alguns elementos de abertura de sentidos e de possibilidades estéticas e existenciais, a partir da investigação de diferentes modos de criar e de existir que fogem a esquadrinhamentos domesticados, de corpo ou de linguagem.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214589Um roteiro-memória-reflexão sobre os catorze anos de prática médica e teatral comunitária: do Hospício do Engenho de Dentro ao Teatro-Clínica Dyonises2023-08-26T14:54:02-03:00Vitor PordeusThiago BeckFabio AristonNando RodriguesJaswant Guzder
<p>Num roteiro de escrita performativa autobiográfica, relatamos as histórias que nos levaram a desenvolver experiência de teatro e psiquiatria transcultural no mais antigo hospício público brasileiro. Essa experiência teve a contribuição de mestres da ciência e da arte brasileiras até a constituição do Teatro-Clínica DyoNises e do Hotel da Loucura, além da colaboração metodológica de autores brasileiros e internacionais.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214588Upuahu iwi i pe ─ sonhar o chão com os pés no chão2023-08-26T14:54:03-03:00Ruth Silva Torralba Ribeiro
<p>Esta escrita narra uma experiência em um ritual ancestral do povo Guajajara, o Wira’o haw, na aldeia urbana Maraka’nà, localizada no Rio de Janeiro, que resiste ao genocídio, epistemicídio, ecocídio e racismo estruturados desde a invasão colonial. O Wira’o haw celebra a primeira menstruação da menina, kuzà tein, e o rito de passagem para a vida adulta. Momento em que as zari, as mulheres mais velhas, transmitemlhes ensinamentos e cuidados ancestrais com o corpo-território. Partilhar essa experiência numa revista acadêmica, sobretudo, no momento histórico em que vivemos, de criação do Ministério dos Povos Indígenas, coordenado por uma mulher Guajajara, é partilhar um ritual de reparação, reflorestamento e retomada de nossas histórias soterradas.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214587Bordados de corpus: os silêncios nos praticam2023-08-26T14:54:03-03:00Helena Bastos
<p>Há uma tendência de estarmos replicando respostas num certo automatismo, que não colaboram a criarmos mergulhos mais verticais sobre outras possibilidades de agir em diálogo com um pensamento. Esse automatismo também contamina nossas ações em artes. A partir dessas evidências, propomos Bordados de corpus como uma ação performativa que vai nos delineando o valor de qualquer vida, enunciando um modo de existir na fricção de um comum. O desafio é como potencializarmos distintas vozes que habitam esse comum.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214585A criação da dimensão clínica da dança com pessoas autistas2023-08-26T14:54:03-03:00Silvana Rocco Ferreira
<p>Afirmação da existência de uma dimensão clínica da dança, este artigo é a partilha de afetos e reflexões gerados a partir de encontros de dança com pessoas autistas em perspectiva terapêutica. Partindo da dança e de suas bordas comuns com a clínica, em diálogo com as experiências de Fernand Deligny com crianças autistas, versamos sobre a gestualidade autista e suas consonâncias com o dançar e sobre a corporeidade e os gestos do terapeuta nos processos terapêuticos de pessoas autistas.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214583Ateliê de Teatro Circulando em bodas de zinco2023-08-26T14:54:03-03:00Adriana BonfattiJoana RibeiroAline VargasAirton AssunçãoLorena LimaPaulo Motta MartinsSarah Sanfins
<p>Este artigo apresenta noções sobre a “Oficina de Teatro Circulando: ateliê de teatro para jovens com transtornos mentais”, projeto de extensão realizado na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O estudo se debruça sobre desejos e desafios que envolvem a oficina, tais como a continuidade do trabalho durante a pandemia de covid-19, a realização de eventos no âmbito do projeto e o início de discussões sobre questões raciais na oficina. Além disso, este trabalho é mais uma forma de reafirmar a importância de as pessoas neurodivergentes tomarem seus espaços de direito, protagonizando suas trajetórias e projetando suas vozes e corpos no mundo.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214581Anna Halprin: uma trajetória de desestabilizações rumo a práticas criativas que celebram a diferença2023-08-26T14:54:04-03:00Marcia BerselliNatalia Soldera
<p>O texto apresenta a trajetória de Anna Halprin, artista que, atenta aos movimentos políticos, sociais e culturais de seu tempo, rompe com diversos pressupostos estabelecidos no campo da dança e da arte, buscando uma prática criativa que integra arte e vida. Assim, acompanhando as desestabilizações propostas pela artista, o texto busca reconhecer e destacar, no trabalho de uma vida inteira de Anna, a celebração da diferença e da pluralidade em uma prática artística que, na recusa de binômios e separações rígidas, é tecida por fios de performance, de cura, de emoções particulares, de questões sociais e políticas. O texto, ainda, busca favorecer a divulgação dos estudos de (e acerca de) Anna Halprin em território brasileiro.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214579A cena, a performer, a coisa, a sala de aula: notas metodológicas2023-08-26T14:54:04-03:00Tarina Quelho
<p>Este artigo é uma tentativa de iniciar uma discussão sobre a potência da percepção do sentido de si como um modo de articular a crise da representação nas artes cênicas, no ponto de fricção entre presença e identidade. Por meio da descrição de práticas somáticas para o estudo das sensações básicas de peso, volume, contorno e movimento, assim como o exercício do reenactment como dispositivo de leitura de si, o artigo buscar refletir sobre a possibilidade de organizar conceitos políticos como corpo, promovendo a criação de um campo aberto em que presença e identidade possam talvez ser compreendidas em fluxo e afetar-se mutuamente.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214578Clínica Somático-Performativa: afeto como método2023-08-26T14:54:04-03:00Tania Alice
<p>O texto aborda de forma cartográfica a experiência da Clínica SomáticoPerformativa, desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2018, apresentando as pesquisas em arte realizadas no contexto dessa atividade, que se configura como uma prática de poéticas do cuidado em sala de aula. Por meio dessa experiência, reflete-se sobre a importância do afeto, da alegria e da coletividade em uma produção artística coletiva.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214576Cuidar dos imaginários e das situações2023-08-26T14:54:05-03:00Isabelle GinotJulie Nioche
<p>Retomando suas experiências de pesquisa e prática, as autoras propõem uma exploração sobre o cuidado de nossos imaginários. Ao utilizá-los em contextos institucionais, elas fomentam uma abertura sensível e perceptiva.</p>
2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/214559Em busca daquilo que podemos ser: pensando além das fronteiras entre as artes da cena, a saúde e a educação2023-08-26T14:54:05-03:00Fabrício Goulart MoserMaíra Gerstner2022-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204160Um giro por epistemologias afro-ameríndias e inclusivas: relato e experiência do Curso de Teatro da Unifap2022-12-04T14:42:50-03:00Adélia Aparecida da Silva CarvalhoEmerson de Paula
<p>Este artigo apresenta um relato sobre a importância de fomentar a discussão e a reflexão sobre epistemologias de inclusão e de recorte afroameríndio nos cursos de teatro, em específico na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Contextualiza-se o processo de expansão da formação em Artes Cênicas pelo Brasil, com ênfase na Região Norte.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204158Mulheres na atuação, encenação e iluminação: rupturas nas dinâmicas do modelo patriarcal2022-12-04T14:42:50-03:00Iassanã Martins
<p>Este artigo é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo identificar a inserção das mulheres na atuação, encenação e iluminação, trabalhos tradicionalmente exercidos somente por homens e a eles atribuídos tácita e historicamente. A partir do diálogo com autoras como Elaine Aston, Grada Kilomba, Dodi Leal, Lucia Romano e Elizabeth Lobo, o trabalho é desenvolvido em Porto Alegre, sob a perspectiva de ampliar as narrativas do teatro para além das produções do eixo Rio-São Paulo.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204157Teatro negro em Belo Horizonte: Maurício Tizumba, Coletivo Negras Autoras e outros aquilombamentos2022-12-04T14:42:50-03:00Júlia Tizumba
<p>Neste trabalho, a autora realiza investigações sobre Teatro Negro a partir de um breve panorama da história do Teatro Negro na cidade de Belo Horizonte, apresentando e refletindo sobre os trabalhos de Maurício Tizumba, Coletivo Negras Autoras e outros aquilombamentos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica sobre performances negras, observação participante, entrevistas e estudos de documentos primários dos trabalhos artísticos estudados.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204156O MST e o Teatro: o processo de criação da peça A Farsa da Justiça Burguesa2022-12-04T14:42:51-03:00Dieymes Pechincha
<p>Esta pesquisa pretende analisar o processo de criação da peça A farsa da justiça burguesa. A obra é fruto da construção da Marcha Nacional pela Reforma Agrária realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em 2005. A escolha do objeto parte da hipótese de que essa experiência retoma características pertencentes às tradições do teatro político e do teatro de agitação e propaganda. Além disso, foi analisado o processo de construção do debate até a produção cultural, no Movimento Sem Terra, e quais as suas implicações em sua produção estética. Parte da pesquisa é fundamentada em entrevistas com intelectuais que contribuíram com a assessoria ao movimento. Por fim, da interação do movimento social com artistas da cena artística foi possível notar a dinâmica de formação de novos intelectuais orgânicos no Movimento Sem Terra.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204154Um pedaço no meio do mundo: Travessias do Teatro no Tocantins2022-12-04T14:42:51-03:00Adailson Costa dos SantosKenedy Sinomar Dias Fachini
<p>Este artigo tem como objetivo discutir os assuntos levantados a partir do estudo dos acervos escaneados pelo projeto Existeatro em Gurupi? visando contextualizar os documentos em reflexões históricas sobre o Teatro, na década de 1980. A metodologia é baseada nas experiências do Acervo Recordança, em Pernambuco, e no projeto Memória do Movimento, na Paraíba. O projeto encontra-se em desenvolvimento, todavia já se tem muito a discutir sobre os documentos do Projeto Timbá e sua grande influência para as artes cênicas nesse período histórico.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204152José Carlos Matos: articulações políticas e engajamento artístico no teatro amador cearense (1972-1982)2022-12-04T14:42:51-03:00Thaís Paz de Oliveira Moreira
<p>Este artigo analisa a figura de José Carlos Matos e seu poder de articulação política e engajamento artístico no teatro amador cearense durante a ditadura civil-militar brasileira. O texto apresenta quem foi José Carlos Matos, as motivações que incitam um estudo sobre sua trajetória e a importância do teatro amador para as conquistas e articulações que se desdobraram em políticas públicas culturais para o Ceará. Nosso recorte está compreendido entre 1972, ano de estreia do espetáculo O Romance do Pavão Mysterioso, da Cooperativa de Teatro e Arte, dirigida por Matos, e 1982, ano de seu falecimento. Portanto, buscou-se compreender a construção da identidade a partir da memória da figura articuladora, política e intelectual de José Carlos, a cultura política e o apego a lideranças carismáticas, bem como o poder cultural e simbólico a partir do Campo Intelectual e Artístico.</p>
2021-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204151A hora de Quatro Quadras de Terra: por uma leitura a partir dos pressupostos do teatro épico2022-12-04T14:42:51-03:00Beatriz Yoshida Protazio
<p>Este artigo busca analisar, sob a luz do materialismo histórico-dialético, a dramaturgia de Quatro Quadras de Terra, de 1963, escrita por Oduvaldo Vianna Filho. Para tanto, realizou-se a leitura cerrada do texto, de modo que fosse possível empreender uma análise em relação dialógica com os seus contextos de produção e de circulação, garantindo o primado do objeto literário, que é fundamental para o campo dos estudos literários a que este trabalho responde. O resultado deve ser a confirmação da obra como objeto incontornável para o entendimento da cultura em geral e da literatura e do teatro brasileiros em especial.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspashttps://revistas.usp.br/aspas/article/view/204150Teatro Copacabana: o comércio elegante na cena de Henriette Morineau2022-12-04T14:42:52-03:00Daniel Schenker
<p>O artigo procura situar a companhia Os Artistas Unidos dentro do processo de transição rumo ao teatro brasileiro moderno e destacar o perfil artístico estabelecido por ela no Teatro Copacabana durante os anos que permaneceu instalada por lá. Há também a intenção de fornecer um breve contexto da movimentação teatral no Rio de Janeiro na metade do século XX com o surgimento em grande escala de salas de espetáculos na Zona Sul da cidade, sem, porém, ameaçar a força da região central. Esse panorama é traçado por meio de textos de pesquisadores da história do teatro brasileiro e por registros de depoimentos de artistas que trabalharam ao longo do período referido.</p>
2022-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Aspas