O diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador contemporâneo à luz de uma macro-harmonia

Autores

  • Marcello Amalfi Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p102-112

Palavras-chave:

composição musical, teatro, trilha sonora, sonoplastia

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar e propor caminhos para aprimorar o diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador dentro da realização teatral. Partiremos da premissa de que a música de cena contemporânea é constituída não somente pelos sons, mas também pelas imagens, ideias e demais elementos da encenação e que, por isso, demanda uma forma de análise atualizada, para verificar se a hipótese de uma macro-harmonia - a ideia de considerar a música como um dos elementos integrantes e modificadores da encenação ao mesmo tempo em que é também integrada e modificada por esta - constitui-se como uma possibilidade analítica e, consequentemente, se ela pode representar um possível campo, no qual o compositor e o encenador possam dialogar durante o processo de criação teatral. Este artigo tem como escopo apenas uma parte da pesquisa em andamento: a hipótese da macro-harmonia.

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Biografia do Autor

  • Marcello Amalfi, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestrando em Artes Cênicas/USP. Área de Concentração: Pedagogia do Teatro

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Publicado

2011-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O diálogo criativo entre o compositor da música de cena e o encenador contemporâneo à luz de uma macro-harmonia. (2011). Revista Aspas, 1(1), 102-112. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p102-112