Viagem a um Real Desfamiliarizado: Performatividade da Tecnologia na Cena Contemporânea

Autores

  • Eli Borges Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p61-73

Palavras-chave:

encenações digitais, performatividade tecnológica, teatro e tecnologias digitais.

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre alguns dos temas desenvolvidos em pesquisa de mestrado que procura investigar e descrever os impactos das tecnologias digitais sobre as formas de ação na cena contemporânea. Neste texto, fazemos um recorte que busca elucidar como a tecnologia passa a apresentar uma “performatividade” em cena, noção que nos foi inspirada pela Profa. Josette Féral. Com a finalidade de demonstrar como a tecnologia, de forma cada vez mais destacada, passa da coxia ao espaço cênico, apresentamos, a partir de Meyerhold e Piscator, alguns dos aspectos — como os deslocamentos entre ficcional e real — que identificamos como decisivos e precursores de uma nova forma de conceber a presença não humana em cena para, então, reiterá-la em exemplos atuais que aqui brevemente expusemos por meio das metaencenações dos grupos Phila 7, Wooster Group e Ubu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eli Borges Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Instituição: Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. Tipo de vínculo: Mestrado em Ciências da Comunicação. Área de estudo e nome do orientador: Comunicação e Ambiências em Redes Digitais/Prof. Dr. Massimo Di Felice. Estágio da pesquisa: período de estudos no Departamento de Teatro da Universidade de Paris VIII. Bolsa de fomento: FAPESP

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Viagem a um Real Desfamiliarizado: Performatividade da Tecnologia na Cena Contemporânea. (2013). Revista Aspas, 3(1), 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p61-73