Dramaturgia da memória

Autores

  • Juliano Ricci Jacopini Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i1p130-140

Palavras-chave:

ator-dramaturgo, memória, dramaturgia, trabalho de ator, corpo

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre as possibilidades do ator-dramaturgo que tece uma composição cênica durante seu(s) processo(s) criativo(s). Toma como base de possível pesquisa a corpografia, isto é, a busca de um corpo dramático e dramatúrgico sob as práticas de treinamento não expressivo do ator e os processos de composição cênica, a fim de desenvolver práticas direcionadas à criação coletiva dramatúrgica de um corpo que cria em cena por meio da decodificação de memórias e de matrizes corporais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliano Ricci Jacopini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Doutorando em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da Unicamp, sob orientação da Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber. Ator e pesquisador da Cia. Labirinto de Teatro (Matão/SP). 

Referências

BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERGSON, H. Memória e vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BURNIER, L. O. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2002.

GIL, J. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2002.

GREINER, C. O corpo: pista para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

FERRACINI, R. (org.). Corpos em fuga, corpos em arte. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2006.

JACOPINI, J. O texto teatral (en)cena. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LEONARDELLI, P. A memória como recriação do vivido: um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, São Paulo.

SPERBER, Suzi. Ficção e razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Hucitec, 2009.

Downloads

Publicado

2015-06-29