Tchékhov no Ocidente: entre o Exótico e o Íntimo

Autores

  • Rodrigo Alves do Nascimento Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p105-125

Palavras-chave:

Antón Tchékhov, Encenações, Europa, Estados Unidos, Tchekhovismo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama da produção e circulação de encenações das principais peças de Antón Pávlovitch Tchékhov (1860-1904) nos palcos europeus e americanos no início do século XX. Tal retrospectiva tem um recorte específico e pretende mostrar como ao longo dessas encenações se consolidou o que se convencionou chamar “mito do tchekhovismo”. Tal leitura, que vigorou de maneira não linear e com conflitos, influenciou de maneira decisiva os primeiros momentos de recepção da dramaturgia de Tchékhov no Brasil.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Alves do Nascimento, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo / Mestre. Mestrado concluído em 2013. FFLCH-USP / Literatura e Cultura Russa / Prof. Dr. Bruno Barretto Gomide FAPESP Professor e pesquisador.

Downloads

Publicado

2013-12-04

Edição

Seção

Do Lado de Fora do Teatro

Como Citar

Tchékhov no Ocidente: entre o Exótico e o Íntimo. (2013). Revista Aspas, 3(1), 105-125. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p105-125