Re-compor em ato: o improviso inventivo no trabalho do ator

Autores

  • Jussyanne Rodrigues Emidio Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i1p34-46

Palavras-chave:

atuação, composição, improvisação, invenção

Resumo

O trabalho reflete sobre a improvisação no trabalho do ator contemporâneo. Principia com uma breve revisão sobre o termo nas áreas do teatro e da dança, abordando a improvisação como uma maneira de composição. A partir de estudos recentes sobre cognição, observa-se que seu caráter imprevisível de experimentação está no território da invenção, renovando o modo de operar do ator na atuação cênica.

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Biografia do Autor

  • Jussyanne Rodrigues Emidio, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Atriz e bailarina. Mestranda em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo como linha de pesquisa Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade, sob orientação do Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro, com bolsa da CAPES. O artigo é parte da pesquisa, em andamento, sobre processos de apropriação na atuação, realizado com apoio do CNPq.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Re-compor em ato: o improviso inventivo no trabalho do ator. (2015). Revista Aspas, 5(1), 34-46. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i1p34-46