Cartografia de uma criação colaborativa: a encenação rapsódica do espetáculo Alto mar

Autores

  • Phelippe Celestino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p136-162

Palavras-chave:

rapsódia, processo colaborativo, teatro contemporâneo

Resumo

Este artigo compreende um breve estudo e análise do processo de criação do espetáculo Alto Mar. Debruça-se sobre o detalhamento e investigação do conceito de rapsódia, a fim de pensar sua aplicabilidade cênica, postulando assim uma encenação rapsódica. Além disso, traz à tona apontamentos e considerações sobre o conceito de processo colaborativo. Tem-se como objetivo demonstrar como esses conceitos possuem relações políticas, estéticas e ideológicas de ruptura com a tradição dramática e realista quanto à concepção de teatro de cunho clássico e burguês.

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Biografia do Autor

  • Phelippe Celestino, Universidade de São Paulo

    Mestrando em História do Teatro no PPGAC/ECA/USP. Formado em Direção Teatral. Desenvolve pesquisas na área de encenação, dramaturgia e história do teatro brasileiro.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Cartografia de uma criação colaborativa: a encenação rapsódica do espetáculo Alto mar. (2016). Revista Aspas, 6(2), 136-162. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p136-162