EM BUSCA DE UMA SEMÂNTICA DO TEATRO INFANTIL. Algumas reflexões à luz da contemporaneidade

Autores

  • Luvel García Leyva Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p27-38

Palavras-chave:

Teatro Infantil, Teatro com Crianças, Teatro para Crianças

Resumo

O teatro infantil, no contexto do teatro contemporâneo, compartilha com outras expressões desta arte - assim como com manifestações estéticas da dança, das artes visuais e do cinema - uma crise de identidade e uma indefinição de seu estatuto epistemológico. Somam-se a isso os fenômenos diferenciais dentro desse campo do teatro, cujas formulações desestruturam qualquer unidade ou homogeneidade do conceito teatro infantil que se tente construir. Não há, portanto, um Teatro Infantil, mas sim diferentes conceitos, identidades, práticas ou disciplinas teatrais que dialogam com as diversas infâncias e suas performances culturais, e que contribuem para a sua definição. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bibliografia

ARTILES, F. De Maccus a Pelusín: El títere popular. 1.ed. La Habana: Editorial Gente Nueva, 2002.

_______.Historia y teoría del teatro para niños y de títeres. Tabloide Universidad para todos. La Habana: Casa Editora Abril, 2008.

_______.Teatro y dramaturgia para niños en la Revolución. 1.ed. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1988.

BENEVENTI, P. Introducción a la historia del teatro para niños y jóvenes. La Habana: Ediciones Alarcos, 2003.

CERVERA, J. Historia crítica del teatro infantil español. In: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. 2012. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com > Acesso em 10/11/ 2012.

DIAZ, E. El teatro que perdió el miedo a crecer. Ollantay Theater Magazin, New York, Número antológico Teatro Infantil de las Américas, v. XIV, n. 27 – 28, p 11-15, 2006.

DUBATTI, J. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: ATUEL, 2008.

FABIAN, Ü. J. Wendelgard. the first level, peça de sonhos (ou pesadelos). Disponível em: <http://www.tjg- dresden.de/media/user/Inszenierungen/Wendelgard./Wendelgard_Theaterpaedagogisches_Material.pdf> Acesso em: 20/08/ 2014.

FLETCHER-WATSON, B. Child’s Play: A Postdramatic Theatre of Paidia for the Very Young. 2013. Disponível em: <https://www.royalholloway.ac.uk/dramaandtheatre/documents/pdf/platform/72/platform72-childsplay.pdf> Acesso em: 22/08/ 2014.

GARCÍA, L. Del niño actor al niño performer: concepciones pedagógicas en la historia del teatro con niños. 1. ed. La Habana: Editorial Caminos, 2009.

_______.De la representación infantil al ludus performance. Blog Teatrin Viajero, Centro Molinos de Venezuela, Caracas, 2006. Disponível em: <http://teatrinviajero.blogia.com/2006/060101--strong-de-la-representacion-infantil-al-em-ludus-em-performance-strong-.php>. Acesso em: 18/08/2014.

GRUPO O TABLADO. Cadernos de teatro. Disponível em: http://otablado.com.br/cadernos-de-teatro/ . Acesso em: 18/08/2014.

LIA, N. El teatro para niños. Del texto al escenario. Rosario (Santa Fe, Argentina): Homo Sapiens Ediciones, 2004.

______. Panorama del teatro para niños en la Argentina (pioneros, maestros y tendencias actuales). Ollantay Theater Magazine, Número antológico Teatro Infantil de las Américas, New York, v. XIV, n. 27 – 28, p 28-36, 2006.

Mc CASLIN, N. Historia do Teatro Infantil nos Estados Unidos. In: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. 2012. Disponível em: <http://descargas.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/12477393218970511509457/046771.pdf?incr=1>. Acesso em 15/08/2014.

MÍMICA & TEATRO FISICO. JACQUES COPEAU E A ECOLE DU VIEUX COLOMBIER. Disponível em: <http://www.cialuislouis.com.br/tf-copeau.htm >. Acesso em: 16/08/2014.

MINNIE, A. The Children`s Educational Theatre. Disponível em: <https://archive.org/stream/childrenseducat00henigoog#page/n44/mode/2up> Acesso em: 20/08/2014.

MULTICOLOURED BLOCKS FROM SPACE. Disponível em: http://www.starcatchers.org.uk/things-to-do/multi-coloured-blocks-space. Acesso em agosto de 2014.

NAVARRO, D. Introducción al Ciclo La política cultural del período revolucionario: Memoria y reflexión. Revista Criterios, La Habana, 2007. Disponível em: <http://www.criterios.es/pdf/navarrointrociclo.pdf>. Acesso em julho de 2014.

OLLANTATAY THEATER MAGAZINE. Número antológico Teatro Infantil de las Américas. New York: Ollantay Press, v. XIV, n. 27 – 28, 2006.

PASSATORE, F. Yo soy el árbol (tú el caballo), 2da. Ed. Barcelona: Editorial Reforma de la Escuela, S.A, 1984.

PAVIS, P. Diccionario del teatro: Dramaturgia, estética y semiología. 4 ed. rev. y ampl. Barcelona: Editorial Paidós Ibérica S.A, 1998.

PUPO, M. L de SOUZA BARROS. No reino da desigualdade. Teatro Infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Editora Perspectiva. FAPESP, 1991.

______. Para desembaraçar os fios. Educação e Realidade, Dossiê Arte, Criação e Aprendizagem, UFRGS, v. 30, nº 2, p. 217- 228, jul/dez 2005.

RUIZ, A e RUMBAUT, M. C. Teatro 2. Juegos Escénicos. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1976.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da Segunda Modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003.

_______. Imaginário e culturas da infância. 2002. Disponível em: <http://www.titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf>. Acesso em junho de 2014.

TAYLOR, D. Escenas de Cognición: performance y conquista. Revista Conjunto, Casa de las Américas, La Habana, n. 151/152, p. 4-17, abril/junio 2009.

TOLMACHEVA, G. Creadores del teatro moderno. Los grandes directores del siglo XIX y XX. Buenos Aires: Ediciones Centurión, 1946.

VALDÉS, L. E. Publicaciones de teatro para niños en Cuba: Un repaso. Revista Jugar y Cultivar, La Habana, v. 1, n. 0, p 42 - 47, Jul. 2004.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

EM BUSCA DE UMA SEMÂNTICA DO TEATRO INFANTIL. Algumas reflexões à luz da contemporaneidade. (2014). Revista Aspas, 4(2), 27-38. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p27-38