Compondo o gênero

trajetórias de cantoras-compositoras no Rio de Janeiro

Autores

  • Luísa Damaceno de Lacerda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p176-188

Resumo

Este artigo relata, a partir de entrevistas e de observação participante, trajetórias de cantoras-compositoras na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar como as relações de gênero interferem na vida dessas artistas. Discutiremos como a crescente criação de coletivos e eventos musicais protagonizados por mulheres podem transformar as desigualdades do atual cenário profissional da área. A valorização da história de vida e das narrativas individuais se torna uma importante fonte de conhecimento para a área da musicologia, ressaltando trajetórias pouco reconhecidas na história da música.

Palavras-chave: Canção, Memória individual, Pesquisa em musicologia, Relações de gênero.

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Biografia do Autor

  • Luísa Damaceno de Lacerda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

    Mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é formada no curso de bacharelado em violão clássico, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Compondo o gênero: trajetórias de cantoras-compositoras no Rio de Janeiro. (2018). Revista Aspas, 8(1), 176-188. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p176-188