Contra uma arquivização da África na cena

Autores

  • Luciano Mendes de Jesus Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v9i1p143-153

Palavras-chave:

Tradição, Elementos de africanidades, Cena pós-dramática

Resumo

Este artigo elabora questões do projeto de doutorado Transcriações de tradições: presença e movência de elementos de africanidades em cenas contemporâneas, problematizando a construção do imaginário artístico sobre a África no teatro, a partir dos equívocos que o conceito de arquivo pode trazer às complexidades das transposições ideoplásticas dos sistemas culturais africanos e afrodiaspóricos para a cena teatralperformativa contemporânea. Em diálogo com diferentes teóricos da arte africana contemporânea, o trabalho pretende apresentar linhas de fuga para uma relação criativa com os elementos de africanidades nas cenas pós-dramáticas para além da leitura de África como objeto arquívico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Mendes de Jesus, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo. Pesquisa em andamento. Orientadora: Prof.ª Drª Sayonara Pereira. Bolsista Capes. Ator, diretor, músico, professor e pesquisador. Desde 2004 atua como professor, trabalhando na Fascs, Clac, Programa Vocacional, ELT, Projeto Ademar Guerra, entre outros.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

Contra uma arquivização da África na cena. (2019). Revista Aspas, 9(1), 143-153. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v9i1p143-153