Movimento de teatro radical nos EUA em 1968

uma articulação impossível

Autores

  • Eduardo Luís Campos Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i2p98-108

Palavras-chave:

Teatro radical, Teatro norte-americano, Movimentos sociais

Resumo

Este artigo discute as possibilidades e impossibilidades da articulação de um movimento de teatro radical nos Estados Unidos. Em 1968, o diretor teatral R. G. Davis, fundador da San Francisco Mime Troupe, organizou o Festival de Teatro Radical em São Francisco, convidando os grupos El Teatro Campesino e Bread and Puppet a integrar as atividades. Do debate realizado entre os diretores dos três grupos extraímos argumentos centrais para uma análise estético-política da tentativa de articulação entre eles, apontando as prováveis causas do fracasso da iniciativa.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Luís Campos Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bolsista Capes, jornalista e dramaturgo. Doutorando do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Esta pesquisa foi possível graças ao programa de estágio doutoral Fulbright/Capes.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Movimento de teatro radical nos EUA em 1968: uma articulação impossível. (2019). Revista Aspas, 8(2), 98-108. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i2p98-108