Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos?

Autores

  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação
  • Paulo da Terra Caldeira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação
  • Maura Alvarenga Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação
  • Laura Valladares de Oliveira Soares Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106555

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Diagnósticos, Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer as características de diagnósticos sobre bibliotecas escolares brasileiras, elaborados por diversos autores. Foram identificados e analisados dezoito diagnósticos publicados na literatura da área, de 1979 a 2011, de forma a se obter uma visão do que já se estudou e se conhece a respeito das condições das bibliotecas escolares brasileiras. Foram analisados: os objetivos dos diagnósticos, a metodologia utilizada e a técnica de coleta de dados, o referencial teórico, os resultados obtidos, as conclusões e recomendações feitas pelos autores. A variedade de procedimentos de coleta e análise dos dados utilizados em cada diagnóstico impossibilitou inferências e conclusões mais aprofundadas. No conjunto, esses trabalhos compõem um retrato parcial da biblioteca escolar no país, confirmando a situação precária dessas instituições e tornando mais visíveis os problemas existentes.

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Publicado

2012-05-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos?. (2012). Biblioteca Escolar Em Revista, 1(1), 1-29. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106555