História e Cultura Afro-Brasileira: um olhar sobre a Lei 10639/2003 nas bibliotecas escolares

Autores

  • Ana Claudia Emídio da Silva Universidade Federal do Cariri (UFC)
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFC).
  • Joselina da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106595

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Lei 10639/03. Centro de Multimeios

Resumo

A proposta desse artigo vislumbra analisar as ações desenvolvidas pelas bibliotecas escolares das Escolas Estaduais de Juazeiro do Norte, Ceará, no que se refere à aplicação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que acrescentou e alterou respectivamente os artigos 26A e o 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O primeiro refere-se à obrigatoriedade de todas as instituições de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, incluírem, em seu currículo o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”. O segundo artigo inclui no calendário escolar, vinte de novembro, como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Trata-se de uma pesquisa etnográfica de natureza qualitativa com delineamento bibliográfico, observação sistemática e entrevista. A pesquisa foi ambientada em bibliotecas das três maiores escolas estaduais, da cidade. Buscamos fazer um levantamento do acervo relativo à lei 10639/03. Procuramos também analisar a utilização daquele material, pelos docentes e discentes das instituições visitadas e contribuir com o reconhecimento da importância da biblioteca escolar como instrumento social e pedagógico, além de refletir sobre procedimentos de avaliação de seus serviços no processo de ensino. Neste sentido, perceber a biblioteca como mediadora da informação. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais - N’BLAC, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Emídio da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFC)
    Bibliotecária. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Fdeeral do Ceará/Campus Cariri (UFC).
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFC).
    Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília, UnB.
  • Joselina da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA).
    Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Ciência Sociais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

História e Cultura Afro-Brasileira: um olhar sobre a Lei 10639/2003 nas bibliotecas escolares. (2014). Biblioteca Escolar Em Revista, 2(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106595