Biblioteca escolar como espaço de reinvenções curriculares

  • Eduardo Valadares da Silva Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós Graduação em Educação Prefeitura Municipal de Vitória.
  • Fabiano de Oliviera Moraes Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Biblioteca educadora. Biblioteca escolar. Bibliotecário. Cotidiano. Currículo.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acerca da biblioteca escolar concebida sob uma perspectiva de espaço de reinvenções curriculares utilizando Michel de Certeau como o principal referencial teórico norteador das reflexões aqui apresentadas. Trata-se de um estudo de caso que lança mão de estudo bibliográfico para estabelecer uma aproximação com a Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura Municipal de Vitória no Espírito Santo, adotada aqui como objeto de análise, por se tratar de uma Rede que conta com um bibliotecário atuando em cada uma de suas unidades de Ensino Fundamental desde o ano de 2006. Objetiva demonstrar que ainda assim existem alguns desafios que estão ligados principalmente ao reconhecimento da biblioteca como um espaçotempo de constituição do currículo escolar e ao processo de construção de uma identidade do bibliotecário como um sujeito educador, ainda que biblioteca e bibliotecários não sejam oficialmente considerados nas Diretrizes Curriculares que norteiam o Ensino Fundamental neste Município. Nesse contexto apresenta uma análise de movimentos cotidianos buscando fugir das relações de poder por vezes já preconcebidas à biblioteca escolar criando suas próprias maneiras de constituição do currículo nesse espaço levando em consideração a singularidade dos sujeitos e a compreensão da prática a partir do envolvimento cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Valadares da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós Graduação em Educação Prefeitura Municipal de Vitória.
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Bibliotecário da Rede de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória,
Fabiano de Oliviera Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorando em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Professor de Pós-graduação do Instituto Fênix.
Publicado
2014-03-13
Como Citar
Silva, E., & Moraes, F. (2014). Biblioteca escolar como espaço de reinvenções curriculares. Biblioteca Escolar Em Revista, 2(2), 17-26. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106596
Seção
Artigos