Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico

  • Lucas Veras de Andrade
  • Michel de Oliveira Machado Prefeitura de São Paulo.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar, Escola Professora Alda Rodrigues Neiva, Classificação em Cores, Atividades Pedagógicas em Bibliotecas Escolares.

Resumo

Relata-se uma intervenção no contexto de uma biblioteca escolar de uma escola municipal de Teresina (PI) que teve o intuito de torná-la um espaço de ação ativa. No percurso interventivo a análise teve como parâmetros os aspectos: arquitetônicos que no decorrer do processo foi denominado de organizacional, biblioteconômicos e pedagógico. Destes apenas o primeiro se mostrou satisfatório para o desenvolvimento de atividades fins do ambiente do qual discutimos. O segundo pela ausência de um profissional no espaço apresentou fragilidade na recuperação da informação devido à inexistência de um sistema de classificação e sinalização. O pedagógico a nosso ver é o que mais inviabilizava o desenvolvimento de atividades, uma vez que a biblioteca nesse sentido não se configurava articulada com o projeto educacional da instituição em análise. Com a intervenção os aspectos mencionados foram reconfigurados e ações nesse sentido foram sugeridas, no entanto não estaremos certo dos resultados, pois para consolidar estes a escola precisa concretizar as ações pensadas e descritas no relato. A dúvida restará, no entanto, demos o passo inicial delineando estratégias para ressignificar um ambiente estático como demonstrado no diagnóstico, tranformando-o em um espaço atrativo para as crianças a partir da classificação em cores e uma nova reconfiguração espacial do ambiente. Dessa forma, esperamos que o processo interventivo contribua para a melhoria educacional da escola na medida em que possibilitamos condições mínimas para a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade
Licenciado em Pedagogia. Bacharel em Biblioteconomia. Especialista em Supervisão Educacional. Docente da rede Municipal de Teresina – PI, Brasil.
Michel de Oliveira Machado, Prefeitura de São Paulo.
Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura de São Paulo.
Publicado
2014-09-29
Como Citar
Andrade, L., & Machado, M. (2014). Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico. Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 19-37. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106602
Seção
Artigos