Nos meandros das políticas públicas: a biblioteca escolar em (dis)curso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106605Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Políticas públicas, Discurso, Lei n. 12.244/2010Resumo
O objetivo deste artigo é investigar como as bibliotecas escolares são discursivizadas no âmbito das políticas públicas brasileiras que (supostamente) as tem como foco, chamando a atenção para a falta e o equívoco que perpassam o discurso bem como tais iniciativas. Nós buscamos também analisar, a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, a lei nº 12244/2010 (que visa à universalização das bibliotecas em todas as instituições de ensino do país), de modo a investigar como a memória discursiva sustenta a retomada de alguns dos sentidos já-ditos sobre essa instituição, os quais foram constituídos por meio de relações de força que permitem a sua naturalização e, também, se os discursos que circulam nesse documento apontam para uma mudança na maneira como a biblioteca foi enunciada até então, possibilitando a emergência de novas posições discursivas, outros sentidos que carregam a promessa de novas possibilidades para as bibliotecas escolares.Downloads
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Publicado
2014-09-29
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Nos meandros das políticas públicas: a biblioteca escolar em (dis)curso. (2014). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 73-88. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106605