Por que eu não vou à biblioteca?: discursos, representações e sentimentos desvelados por sujeitos escolares através de desenhos

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Rede Municipal de Teresina.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106611

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Discursos e Sentimentos de alunos sobre a Biblioteca Escolar, Alunos Ensino Fundamental, Desenhos Infantis.

Resumo

Pretendemos com esta investigação apresentar o desenho como um recurso subjetivo, onde a criança projeta de modo espontâneo suas experiências. A partir destas produções, analisamos discursos e representações como fatores que motivam um grupo de crianças a minimizarem o interesse em frequentar a biblioteca da instituição escolar em que estão vinculados. O estudo compreendeu como lócus uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Teresina (PI), tendo como participantes um grupo de estudantes que foram selecionados segundo critérios, posteriormente, descritos. Assim, a coleta de dados considerou grafismos (desenhos), tendo como procedimento complementar a entrevista. Logo, os resultados demonstram vários aspectos que na visão dos discentes diminuem o seu interesse em relação ao espaço em discussão. Desse modo, esperamos que os resultados redirecionem o significado deste ambiente na instituição de análise e contribua para aprimorar o alcance das ações educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Veras de Andrade, Rede Municipal de Teresina.
    Licenciado em Pedagogia. Bacharel em Biblioteconomia. Especialista em Supervisão Educacional. Docente da Rede Municipal de Teresina.

Downloads

Publicado

2015-04-08

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

Por que eu não vou à biblioteca?: discursos, representações e sentimentos desvelados por sujeitos escolares através de desenhos. (2015). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(2), 72-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106611