As disciplinas de didática em cursos de pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar: um estudo bibliométrico das influências bibliográficas

  • João Melo Maricato Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia
  • Andrea Pereira Santos Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia.
  • Raidan Cruz Silveira Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Pedagogia. Didática. Biblioteca escolar. Bibliometria. Bibliografias.

Resumo

Objetiva-se conhecer as influências bibliográficas nas disciplinas de didática em cursos de Pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar. Trata-se de um estudo bibliométrico das referências/citações aplicado aos planos de ensino. Na metodologia selecionamos um Corpus composto por 29 universidades: (6) da região norte, (8) da região nordeste, (4) da região centro-oeste (7) da região sudeste e (4) da região sul. Com a caracterização das disciplinas de didática foram identificados publicações e autores mais citados. Constatou-se, por meio da análise dos sumários e índices das publicações e pela leitura técnica dos 19 livros mais influentes, que nenhuma apresenta ou discute a temática biblioteca escolar de maneira substancial. Pode-se afirmar que a compreensão da biblioteca escolar como instrumento pedagógico não está concreta para os estudiosos da área de didática. Porém, é relevante reafirmar o potencial pedagógico da biblioteca escolar na trajetória escolar do aluno, principalmente àqueles inseridos nas séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás – UFG.
Andrea Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia.
Doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás – UFG.
Raidan Cruz Silveira, Universidade Federal de Goiás
Bacharel em Bibliteconomia pela Universidade Federal de Goiás
Publicado
2015-08-18
Como Citar
Maricato, J., Santos, A., & Silveira, R. (2015). As disciplinas de didática em cursos de pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar: um estudo bibliométrico das influências bibliográficas. Biblioteca Escolar Em Revista, 4(1), 37-54. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106615
Seção
Artigos