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Em defesa da biblioteca escolar: a prática baseada em evidências

Raquel da Silva Santos, Carla Erler Mattos Batista

Resumo


A biblioteca escolar é muito importante para a melhoria do ensino básico no Brasil e as estratégias em defesa da sua existência, manutenção e gestão garantem a valorização tanto do espaço quanto do bibliotecário. O objetivo deste artigo é apresentar a Prática Baseada em Evidências (PBE) como uma metodologia importante para melhorar a prática profissional gerando evidências locais da influência da biblioteca escolar no aprendizado do aluno. Discute como a classe bibliotecária pode provar a importância da biblioteca escolar para a sociedade. Aborda a PBE e sua relação com a Biblioteconomia e com a biblioteca escolar, o contexto brasileiro e sua importância para a argumentação em prol da valorização e defesa da biblioteca escolar no país. É um estudo de caráter descritivo que tem como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da consulta de estudos e relatos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, disponíveis em formato eletrônico e armazenados em bases de dados e periódicos científicos. Por fim, sugere o desenvolvimento de pesquisas de impacto das bibliotecas escolares no aprendizado dos alunos, a produção de revisões sistemáticas e a criação de ferramentas que reúnam informações sobre o uso de evidências científicas na prática dos bibliotecários brasileiros.

Palavras-chave


Prática Baseada em Evidências; Biblioteconomia; Biblioteca Escolar; Defesa da Biblioteca Escolar;

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108048

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