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A condição docente do bibliotecário escolar na educação básica

Eduardo Valadares da Silva, Silvana Ventorim

Resumo


Este artigo tematiza a função do bibliotecário escolar no contexto do debate sobre o trabalho e a condição docente por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Tem como objetivo analisar como o bibliotecário escolar, compreendido como um trabalhador docente que atua na educação básica, desempenha diferentes atividades educativas com repercussão no processo de formação dos estudantes. A principal fundamentação teórica é fruto da pesquisa “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Constata-se, conclusivamente, que os bibliotecários escolares pouco participam das discussões relativas ao projeto político-pedagógico das escolas em que atuam, ainda que estas reconheçam sua importância no processo de desenvolvimento e formação dos estudantes por eles atendidos, o que demanda uma ressignificação da atuação desses profissionais no espaço escolar e das perspectivas teóricas que a norteiam.

Palavras-chave


Bibliotecário escolar. Trabalhador docente. Condição docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.110277

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