Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Letramento Infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes

Nádia Maria dos Santos Hommerding

Resumo


Este artigo busca relatar parte da experiência e aprendizado da autora atuando como bibliotecária no Sistema de Biblioteca Publicas de Miami Dade (MDPLS) em Miami, Estados Unidos. Apresenta o conceito de Letramento Infantil (Early Literacy) e as seis competências básicas para seu desenvolvimento em bebês e crianças de zero mês a seis anos de idade em relação aos hábitos de leitura e interação com os livros e biblioteca. Aponta para o importante e estratégico papel da biblioteca escolar e da integração de práticas profissionais entre bibliotecários e professores escolares quanto ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, considerando os conceitos de letramento e alfabetização, em leitores na primeira infância. Reconhece na biblioteca escolar, importante aliada no processo de criação e apropriação de hábitos de leitura, alem do desenvolvimento de opinião crítica nos pequenos cidadãos, quando apropriadamente incluída nos projetos pedagógicos da instituição de ensino


Palavras-chave


letramento; alfabetização; primeira infância; professores; bibliotecários; letramento infantil; early literacy; biblioteca escolar; bebês; crianças

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.111294

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.