O trabalho cooperativo entre bibliotecários e professores para o desenvolvimento da competência em informação: criação de um programa voltado para alunos do ensino médio

  • Ane Fonseca
  • Daniela Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Competência em Informação, Biblioteca escolar, Colégio Pedro II.

Resumo

O presente trabalho procura investigar como a competência em informação é desenvolvida pelos professores e bibliotecários focando nos serviços realizados em um dos campi do Colégio Pedro II localizado no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva para verificar por meio de entrevistas as atividades conjuntas realizadas pelos professores e bibliotecários na instituição. A partir disso, foi elaborado um programa sistematizado para o desenvolvimento de competências em informação para os alunos do ensino médio com ações e indicadores de avaliação. Dessa forma, acredita-se que seja possível contribuir para a formação integral do aluno por meio de ações que permitam uma reflexão ativa e crítica de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Fonseca
Bacharel em Biblioteconomia pel UNIRIO.
Daniela Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui formação em Biblioteconomia (UFSC) e Pedagogia (UDESC), mestrado em Ciência da Informação (UFSC). Professora na graduação de Biblioteconomia e na Pós-Graduação em Gestão da Infomação na UDESC.
Publicado
2016-08-25
Como Citar
Fonseca, A., & Spudeit, D. (2016). O trabalho cooperativo entre bibliotecários e professores para o desenvolvimento da competência em informação: criação de um programa voltado para alunos do ensino médio. Biblioteca Escolar Em Revista, 5(1), 36-63. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.112482
Seção
Artigos