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Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino

Rubeniki Fernandes de Limas, Bernadete Santos Campello

Resumo


O objetivo da pesquisa foi compreender o funcionamento de redes de bibliotecas escolares sob aspectos estratégicos. Os procedimentos metodológicos foram qualitativos. Utilizou-se estudo de casos múltiplos, com amostra de três redes em funcionamento. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental e entrevistas com coordenadores de redes. Os resultados demonstram que o diferencial das redes analisadas, ainda que se identifiquem problemas a serem superados, encontram-se na maior consolidação de aspectos como: concepção de biblioteca, apoio em legislação, dotação orçamentária, existência na estrutura administrativa, profissionalização e inserção em políticas públicas. Conclui que as redes representam um movimento de “setorização” e profissionalização da biblioteca escolar. Espera-se que os resultados possibilitem uma compreensão mais ampla do panorama atual, além de servir de base para estudos mais aprofundados em alguns pontos ou mesmo inspirar a modelagem de novas redes de bibliotecas.


Palavras-chave


Redes de bibliotecas; Bibliotecas escolares; Cooperação bibliotecária.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.113284

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