Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Liderar, ensinar e apoiar: o papel e a expertise do bibliotecário escolar da Flórida para uma reflexão no contexto brasileiro

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Resumo


O artigo apresenta dados sobre os bibliotecários e as bibliotecas escolares do estado da Flórida (Estados Unidos) com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a formação do bibliotecário brasileiro. Os dados foram obtidos através de dois métodos: a observação simples, com a participação em uma conferência anual da associação de bibliotecários do estado da Flórida, conhecida como Florida Association of Media in Education (FAME) e a análise documental de vários guias que norteiam os bibliotecários daquele estado: o ExC3EL – conjunto de documentos que apresenta diretrizes para organização e avaliação da biblioteca e de seu programa educativo; o READS – conjunto de documentos que oferece um programa sistematizado de leitura para ser desenvolvido conjuntamente entre professores e bibliotecários; e o FINDS – conjunto de documentos que oferece um programa sistematizado de habilidades a serem desenvolvidas com os alunos a fim de estimular a competência informacional e o aprendizado através da busca de informações. Observou-se que os bibliotecários escolares da Flórida são professores e, na maioria dos casos tem dupla formação, uma graduação em alguma área do conhecimento (com licença para ensinar) e a pós-graduação em biblioteconomia ou ciência da informação. Eles consideram suas principais funções liderar, ensinar e apoiar. No contexto brasileiro, o bibliotecário (graduado em biblioteconomia) tem formação generalista (para atuar em qualquer tipo de biblioteca ou serviço de informação) e, para lidar com crianças e jovens e exercer um papel de visibilidade na escola, certamente teria benefícios de uma formação específica voltada à área educacional.


Palavras-chave


Bibliotecário escolar; Leitura; Competência Informacional; Formação do bibliotecário escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.123160

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.